top of page

Ex-dupla Grenal, técnico Fábio Matias leva o Bragantino à final do Brasileiro de Aspirantes


Em maio deste ano, o técnico Fábio Matias optou por deixar o Flamengo após nove meses no comando da categoria sub-20 para acertar com o Bragantino, onde comandaria a equipe de transição do Massa Bruta. A escolha partiu através de um projeto pessoal do treinador, que viu na equipe paulista uma oportunidade de alavancar sua carreira e fazer o mesmo sucesso que fez nas categorias de base – que o consolidou como um dos maiores profissionais do país –, mas pensando em uma transição para a categoria profissional.


Isto porque, além de comandar a equipe sub-23 do Braga, Fábio também seria

responsável por dirigir o time do Red Bull Brasil, equipe B da franquia no Brasil, na Série A3 do Campeonato Paulista do ano que vem. Enquanto ela não chega, Fábio Matias tem comandado o time de Bragança Paulista na disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes e, na última quinta (15), conseguiu o feito de levar o clube pela primeira vez na história à final de uma competição de base da CBF, ao vencer o Vila nova pelo placar agregado de 4 a 2, na semifinal.


Os números na competição são bem positivos, como são os de Fábio ao longo de

seus mais de 14 anos na função de treinador de futebol. A equipe conta com um

aproveitamento de 70%, com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.

Além disso, o time de Fábio Matias é dono do melhor ataque do torneio, com 22

marcados, e detém a quarta melhor defesa, com só oito sofridos em dez jogos. O Braga também é o time que mais aplicou goleadas na competição até aqui, três no total, nas vitórias por 6 a 1 e 4 a 0 sobre o Juventude, e na vitória por 3 a 0 diante do Vila Nova.


Antes do Red Bull Bragantino, Fábio Matias acumulou passagem pelas categorias

de base de Guarani, Desportivo Brasil, Grêmio, Internacional, Figueirense e Flamengo. Dentre as conquistas pelos dois times da capital do Rio Grande do Sul

estão: Copa São Paulo de Futebol Juniores 2020 (Internacional), Campeonato

Gaúcho sub-20 2019 (Internacional), Copa RS sub-19 2017 (Internacional), Copa Santiago Internacional sub-17 2017 (Internacional), Campeonato Gaúcho sub-17 2015 (Grêmio) e Campeonato Gaúcho Juvenil B sub-16 2014 (Grêmio).


Fábio Matias também possui em seu currículo o curso da Licença A para treinadores da CBF Academy e ministrou aulas para a entidade nesta temporada,

com os temas de “Organização ofensiva” e “Sistemas táticos”, para alunos da

Licença A e da Licença B, ambas neste ano.


A final entre Cuiabá e RB Bragantino está marcada para a próxima sexta-feira, às 21h, na Arena Pantanal, em Mato Grosso. A decisão será disputada em jogo único com mando do Cuiabá, por possuir melhor campanha em relação ao Massa Bruta.


Foto: Divulgação/Inter

bottom of page