Ex-Inter, jogador acompanha classificação inédita do país onde joga para a Copa do Mundo
- Peleia FC
- há 35 minutos
- 2 min de leitura

Foto: Divulgação/Pakhtakor
Revelado pelo Internacional, o gaúcho Jonatan Lucca acompanhou de perto um momento especial para o futebol do Uzbequistão. Pouco meses após a chegada do meio-campista ao Pakhtakor, equipe local, a seleção do país conquistou a classificação para a Copa do Mundo de 2026, a primeira da sua história.
Vale destacar que o Uzbequistão possui uma relação curiosa com o Rio Grande do Sul. Um dos maiores nomes do futebol gaúcho, Luiz Felipe Scolari, trabalhou no país. Felipão treinou o Bunyodkor entre 2009 e 2010, período em que o clube já havia contado com Zico no comando e teve Rivaldo dentro das quatro linhas.
“É a primeira vez na história que o Uzbequistão vai disputar a Copa do Mundo. Eles classificaram bem. No nosso clube temos cinco jogadores convocados com frequência, e todos eles estavam com expectativa alta. É uma conquista muito importante para o futebol do Uzbequistão”, disse Jonatan Lucca.
“Eles falam muito sobre o Felipão, o Zico, o Rivaldo. Todos os países costumam ter um apreço pelo futebol brasileiro, então eles lembram com carinho dessas passagens. Atualmente a liga conta com muitos brasileiros também”, destacou o gaúcho de Santa Maria.
Trajetória internacional
Aos 31 anos, Jonatan Lucca já rodou o mundo: saiu do Internacional para a Roma, da Itália, quando tinha apenas 17 anos, e construiu carreira em países como Índia, Malásia, Portugal e Noruega, até desembarcar no Uzbequistão neste ano.
Pelo Pakhtakor, o meio-campista chegou nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia, quando enfrentou o Al Hilal de Jorge Jesus. Adaptado ao país, Jonatan teve que passar por uma cirurgia no joelho no último mês de maio, e atualmente se recupera na cidade de Santo Ângelo.