Ex-São José, atacante faz seus dois primeiros gols na Croácia

Um jovem atacante brasileiro vem colhendo frutos nos primeiros passos em solo europeu. Contratado pelo Grupo Alavés junto ao São José, de Porto Alegre, em janeiro deste ano, Lucas Moura tem atuado pelo NK Istra 1961, da Croácia (também pertencente ao Grupo), antes de se transferir para a equipe espanhola. No último sábado, o brasileiro de 19 anos anotou dois gols, deu uma assistência e, com isso, garantiu a vitória, por 4 a 2, sobre o Slaven Koprivnika.


Lucas comemorou seus primeiros dois gols feitos no Velho Continente e o triunfo do final de semana na HNL Junior.


“É uma sensação única e muito especial para mim, fazer dois gols e uma assistência, na Europa... Sei que ainda tem muito pela frente, que é só o começo, mas estou realizando meus objetivos. Só tenho a agradecer, isso é fruto do meu trabalho, sempre procuro alcançar a minha alta performance e estou sempre querendo mais. Vou continuar trabalhando forte e espero continuar marcando gols para ajudar minha equipe dentro de campo”, disse brasileiro.


Emprestado pelo Alavés e há pouco mais de um mês no NK Istra, o jogador comentou sobre os primeiros momentos na Europa e sobre a adaptação. Entre elas, as adaptações linguísticas, com a temperatura e brincou com a labuta de frequentar o mercado na Croácia.


“Sempre é um pouco difícil a adaptação a lugares novos, mas meus colegas foram fundamentais para mim nesse quesito. Todos me acolheram muito bem, estão ali comigo nos treinamentos, no próprio clube e nos demais momentos que temos nas folgas. Com a língua ainda tenho um pouco de dificuldades, até mesmo quando vou ao mercado [risos]. Às vezes quero comprar um produto e acabo comprando outro por não entender a língua. Mas é natural e aos poucos vou me familiarizando. Aqui também estou tentando me adaptar ao frio, que é bem diferente do Brasil, mas acredito que seja uma adaptação saudável, estou muito feliz aqui e tenho gostado bastante da Croácia", completou o centroavante.


Formado nas categorias de base do São José, o atacante vinha sendo monitorado por olheiros do Alavés. Disputou em 2021 o Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil da categoria sub-20. No Estadual, Moura, em 8 partidas, anotou 4 gols e deu 4 assistências. Um desses gols foi de calcanhar, fato que fortificou ainda mais o interesse do clube sobre o jogador. No ano passado, Lucas também fez sua estreia na categoria profissional disputando a Copa FGF.

A próxima partida de Lucas Moura com a camisa do NK Istra será no próximo domingo, contra o Hajduk Split, pelo Campeonato Croata, às 13h05(Brasília).


Foto: Divulgação/ NK Istra 1961