Ex-zagueiro do Inter e Porto, Aloísio busca construir história como técnico no futebol gaúcho
- Peleia FC
- 6 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Foto: Arquivo Pessoal
Natural de Pelotas, Aloísio Pires Alves tem uma vasta experiência no futebol Europeu. Ele começou a carreira em 1981, no Brasil de Pelotas. Na década de 80, ele ganhou destaque defendendo o Inter. Foram quase nove anos no Estádio Beira-Rio antes de ser vendido ao Barcelona, onde ficou por duas temporadas. Na sequência, ele se transferiu para o Porto. Em Portugal, ele jogou por 10 anos e se firmou na equipe com mais de 15 títulos.
Campeão mundial sub-20 pela seleção brasileira e medalha de prata na Olimpíada de Seul, em 1988, Aloísio trabalhou com Mourinho. Ele chegou a treinar o Porto B após ficar um período como auxiliar do time principal.
Quanto retornou ao Brasil, o ex-zagueiro foi diretor do Porto Alegre a convite do Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, e também trabalhou em equipes do interior do São Paulo. Por questões pessoais, ele se afastou do futebol e voltou recentemente.
O último trabalho foi no Joseense, de São Paulo, na Série A4 do Paulistão, com Eduardo Luz, outro profissional gaúcho com passagens por equipes do interior. Ele trabalha como auxiliar de Aloísio. Na equipe paulista, ambos ficaram por quatro meses e por falta de investimento em reforços preferiram deixar o clube.
Conforme apurou o peleiafc.com, agora, Aloísio tem o interesse de retornar ao Rio Grande do Sul como técnico para construir uma história no futebol gaúcho, pois seu último trabalho foi como coordenador do Porto Alegre entre 2014 e 2016. Nos últimos anos, ele chegou a receber sondagens de equipes gaúchas.
Comments