Federação reúne clubes para seminário que busca melhorar gramados do interior
- Peleia FC
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Foto: Chiara Vitória/Sólido Comunicação
Representantes dos clubes das Séries A e A2 do Rio Grande do Sul participaram nesta segunda-feira (22) do Seminário de Preparação de Campos para o Gauchão 2026. Promovido pela Federação Gaúcha de Futebol, através do projeto FGF Conecta, o evento foi dividido em duas etapas: teórica, no auditório da FGF, e prática, no CT Hélio Dourado. As palestras e atividades de campo foram conduzidas pela renomada engenheira agrônoma Maristela Kuhn e equipe.
Responsável por gramados de grandes clubes brasileiros e competições da CBF, Conmebol e FIFA, a profissional é uma autoridade no assunto que envolve plantio, cuidados e manutenção de gramas naturais de estádios de futebol.
- Fizemos um apanhado de todos os manejos que são necessários para ter um Gauchão com qualidade. Falamos sobre construção de campos, tipos de grama, reformas, manutenções durante o ano, tipos de adubo, marcações das linhas de jogo, produtos e equipamentos de corte, além das recuperações que vão precisar ser feitas durante o campeonato. De manhã, foram quatro horas de bastante aproveitamento e, à tarde, a gente fez na prática o que foi explicado na teoria - detalhou Maristela Kuhn.
Durante as palestras no auditório da FGF, ela falou também sobre a importância de ter uma grama com selo de qualidade e reconhecida no mercado:
- Ter uma grama pura é ter a certeza que não vai ter contaminação, nem colorações diferentes.
Outro tema abordado foi a diferença entre o plantio por mudas, tapetes ou rolos e sementes.
- Campo por muda é barato, mas dá muito trabalho. Não traz o barro e o solo da lavoura, mas leva tempo e tem que ter um agrônomo muito bom para cuidar - afirmou a agrônoma oficial da Confederação Brasileira de Futebol.
Além da especialista, profissionais ligados às empresas Greenway e Green Grass apresentaram detalhes sobre implementação, cortes e manutenção dos gramados esportivos. A equipe do escritório de agronomia de Maristela Kuhn também abordou temas como equipamentos, marcações de linhas, adubos, produtos e demais detalhes essenciais para deixar os campos de futebol cada vez mais bonitos e bem cuidados.
Um dos gramados elogiados nas apresentações foi o do Estádio Alfredo Jaconi. Luis Carlos Tonin, encarregado de patrimônio do Juventude, explicou os cuidados do clube com o campo:
- O Jaconi apresenta um dos melhores gramados de competição do país graças aos cuidados que a gente tem, às orientações, o trabalho bem feito dos profissionais. É uma manutenção constante, um investimento que o próprio clube faz na melhoria do gramado principal e nos campos do centro de treinamento. As técnicas são conhecidas, mas é aquele famoso trabalho de formiguinha. Depois de um treino, de um jogo, a gente entra, faz a manutenção, mantém corte, mantém adubação, ou seja, toda a parte visual do gramado em funcionamento.
Na parte da tarde, os responsáveis pelos gramados dos clubes visitaram o CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, casa das categorias de base do Grêmio. Foram repassadas dicas e orientações de manejos, feitas verificações de gramas, cortes e colorações, além de apresentação e funcionamento de equipamentos.