FGF planeja valorizar Copa FGF com vaga extra na Copa do Brasil em 2026
- Peleia FC

- há 19 horas
- 2 min de leitura

Foto: Max Peixoto/FGF
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, revelou o plano de valorizar a Copa FGF (Copinha) em 2026. Em entrevista ao programa Guaíba Esportes, da Rádio Guaíba, Hocsman confirmou que a FGF busca destinar uma vaga da Copa do Brasil para a Copinha.
Atualmente, o Gauchão distribui cinco vagas. A intenção é que a sexta vaga seja direcionada para o campeão da Copa FGF, que hoje oferece uma premiação inicial de quase um milhão de reais por jogo único na primeira fase. A medida será possível após a CBF anunciar o aumento de participantes no torneio nacional.
"Temos cinco vagas da Copa do Brasil pelo Gauchão. A ideia é que tenhamos uma sexta vaga e essa vaga será locada para Copinha."
Remanejo de Vagas na Série D
Com o aumento no número de participantes da Série D do Campeonato Brasileiro, a CBF garantiu a presença dos 32 da segunda fase em 2026. Assim, a distribuição das vagas para o torneio nacional também será ajustada:
"As vagas da Série D ainda há necessidade de um remanejo com esse aumento da competição. [...] Devemos ter quatro vagas na Série D e assim sendo daremos três no Gauchão e uma na Copinha. Se for três daremos duas no Gauchão e uma na Copinha."
Os planos de Hocsman visam reverter a situação da Copa FGF de 2025, que teve baixa adesão e problemas. A primeira fase contou com apenas oito clubes, após a desistência do São José. O Internacional disputou o torneio com o time Sub-20 e foi eliminado precocemente. O São Gabriel foi excluído da competição por W.O. na última rodada.






Comentários