Formado no Juventude, lateral do Manchester United visita o Jaconi e conversa com jovens

O Projeto Juventude do Futuro tem recebido grandes nomes do futebol nacional e internacional para um bate-papo com os jovens da categoria Sub-20. Nesta semana, um convidado mais que especial marcou presença. Alex Telles, jogador do Manchester United, criado na Escola e formado nas categorias de base do Juventude, falou sobre o início da carreira, chegada na Europa e convocação para a Seleção Brasileira. A palestra ocorreu na sede da Efficienza, em Caxias do Sul.


Alex Telles chegou ao Juventude ainda aos oito anos de idade e passou por todas as categorias até estrear como profissional em 2011, aos 18 anos. Após duas temporadas no Verdão, Alex transferiu-se para o Grêmio, onde foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro de 2013. As boas atuações chamaram atenção da Europa e ainda em 2013, Alex Telles foi contratado pelo Galatasaray, da Turquia. No clube turco permaneceu por duas temporadas e conquistou quatro títulos. Na temporada 2015/2016, chegou a Inter de Milão.


Após passar por uma temporada no futebol italiano, Alex Telles foi contratado pelo Porto. Em Portugal, conquistou números expressivos: são mais de 190 jogos, quatro títulos e muitas premiações individuais. O lateral é o atleta com maior número de assistências jogando no Estádio do Dragão e o defensor com o maior número de gols na história do Porto. Em 2019, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Em 2020, foi contratado pelo Manchester United e logo na primeira temporada no clube conquistou o vice da Liga Europa.


Ao final da palestra, foi aberto um espaço para perguntas, onde os atletas do Verdão tiraram todas suas dúvidas sobre o futebol europeu, Seleção Brasileira e diversos assuntos que envolvem a vida de um jogador. Alex ainda foi presenteado com a nova camisa II do Juventude.


Alex Telles no Jaconi


Alex aproveitou sua passagem por Caxias do Sul para visitar os amigos que ainda cultiva no Juventude. No Jaconi, o lateral teve uma longa conversa com Jonas da Rosa, coordenador da Escola e seu primeiro técnico. Alex Telles ainda presenteou Jonas com uma camisa do Manchester United e recebeu em troca um camisa do Juventude.


O atleta conferiu também as reformas e falou sobre o sentimento de retornar ao Alfredo Jaconi. “Para mim é sempre bom voltar ao Jaconi, todo mundo sabe o carinho que tenho pelo clube, a gratidão, passei 12 anos aqui, então o mínimo que posso fazer quando estou no Brasil é visitar o Juventude e o Jonas, que é um cara que tenho grande admiração. É um prazer imenso também voltar e ver essas reformas, um novo Jaconi, esse gramado. Um privilégio retornar e ver todas essas mudanças. Contem sempre comigo, pois é um clube que tenho no coração”.


Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude