Fraude na Copa FGF: Clube teria usado três atletas "inativos" no lugar de regularizados
- Peleia FC
- há 5 horas
- 2 min de leitura

Foto: Divulgação/FGF
O São Gabriel enfrenta uma grave denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul. O clube foi acionado por suspeita de escalação irregular na Copa FGF – Troféu Ruy Carlos Ostermann, envolvendo uma suposta fraude no uso de documentos de atletas.
A denúncia aponta que o São Gabriel teria utilizado jogadores de forma irregular na partida contra o Juventude, realizada em 1º de outubro, que terminou empatada em 0 a 0, em São Gabriel.
Fraude e Goleiro com Dupla Função
A irregularidade se concentra no uso de atletas não inscritos no lugar de jogadores que estavam legalizados. O TJD investiga o uso de documentos de atletas legalizados para que jogadores irregulares entrassem em campo. Três dos jogadores citados estavam com a condição de "INATIVOS" no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o que impedia sua participação no confronto.
O caso mais emblemático é o do goleiro: a súmula da partida contra o Juventude registrava Diogo Nunes Silvino, mas quem teria entrado em campo, segundo a denúncia, foi Felipe Paranhos Lourenço. Lourenço havia sido relacionado no jogo anterior do São Gabriel, mas na função de preparador de goleiros da equipe.
Punição Severa e Risco de Saldo Negativo
Em caso de condenação pelo TJD, o São Gabriel será punido com a perda do ponto conquistado no empate e mais três pontos (o máximo atribuído a uma vitória), totalizando a perda de quatro pontos. Com apenas um ponto somado atualmente na Copa FGF, o clube teria saldo negativo na tabela da competição.
Os seis jogadores envolvidos na denúncia, caso sejam condenados, podem enfrentar multas e penas de suspensão que variam de 180 a 720 dias. O julgamento está agendado para o dia 21 de outubro de 2025, na 4ª Comissão Disciplinar do TJD, em Porto Alegre.
quando comento que os clubes do interior devem fechar suas portas pro profissional, é pra evitar isso, alem de estarem quase todos dominados pelos "empresários" para fabricar resultados para apostas, eles acabam com a carreia e sonhos de alguns meninos.