top of page

Gauchão pode perder uma data para 2026, revela presidente da FGF

ree
Foto: Gabriel Haesbaert/FGF

O novo calendário nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderá impactar no Campeonato Gaúcho de 2026. Em entrevista à Rádio Diário SM, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, revelou que o novo calendário da entidade pode fazer com que o Gauchão perca uma de suas datas. Apesar da possível mudança, Hocsman afirmou que a tendência é repetir a fórmula da competição de 2025, que contou com 12 datas.


"A ideia é repetir a fórmula. Talvez em razão de uma disponibilização de datas que a CBF vai fazer vamos ter que suprimir uma das datas que utilizamos na fórmula deste ano. Mas é tendência natural repetir o que foi feito, foi um campeonato de sucesso com 12 equipes em atividade praticamente toda a competição", declarou o presidente da FGF.


A fórmula da última edição dividiu os 12 times em três grupos, com Grêmio, Internacional e Juventude como cabeças de chave. Na primeira fase, cada grupo enfrentou os outros dois, totalizando oito rodadas. Os primeiros colocados de cada grupo, junto com o segundo melhor da classificação geral, avançaram diretamente para as semifinais, garantindo vagas na Copa do Brasil de 2026.


Os quatro últimos da tabela disputaram um quadrangular da morte em jogos de ida e volta, onde os dois últimos foram rebaixados. A competição ainda contou com a Taça Farroupilha, disputada entre o 5º e o 8º lugar, que também valia uma vaga na Copa do Brasil. Neste ano o Campeão Gaúcho foi o Inter, o Ypiranga ficou com a Taça Farroupilha e os rebaixados foram Pelotas e Brasil.

 
 
 
© Copyright
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page