top of page

Gaúcho comandará o time Sub-20 do Corinthians na estreia do Brasileirão da categoria

Com Carlos Leiria, Corinthians inicia o Brasileiro sub-20 nesta quarta-feira. Após período de estudos na Europa, o técnico gaúcho ganha uma oportunidade de comandar a equipe contra o Grêmio no Parque São Jorge, às 15h. Ele assume, interinamente, o time após Dyego Coelho ser chamado para treinar o profissional diante à demissão do técnico Tiago Nunes.


Carlos desembarcou na categoria sub-20 depois de finalizar o mestrado na Faculdade do Porto, sob orientação de Vitor Frade, e passar por um período de aprendizado no futebol europeu - onde esteve com o técnico Marcelo Bielsa observando o Leeds United que conquistou o acesso à Premier League. Treinador oficial do sub-15 do alvinegro paulista, o técnico gaúcho foi chamado para ser auxiliar de Coelho enquanto a sua categoria anterior está impedida de treinar devido à pandemia da Covid-19.


“Me sinto orgulhoso em ter essa oportunidade, mesmo que de forma interina, sabendo sempre da responsabilidade que tenho e ao mesmo tempo me sentindo bastante preparado para este desafio”, afirma o treinador.


As mudanças no futebol profissional fizeram Coelho assumir a equipe principal, e desde então, Carlos, virou interinamente o treinador da sub-20. O objetivo é arrancar bem no Brasileirão para que a equipe paulista possa conquistar o título que escapou na temporada passada, na qual o Timão finalizou na segunda colocação. Após o período de treinamentos, dois jogos treinos contra Palmeiras e São Paulo, a garotada alvinegra está pronta para encarar o tricolor gaúcho nesta quarta-feira.


“A expectativa é a melhor possível, tivemos um período muito bom de preparação. Chegamos confiantes para a estréia e preparados para realizarmos um grande jogo. Logicamente, é com a sequência da competição que a equipe irá evoluir e o entrosamento ficará cada vez melhor”, analisa Leiria.


Gaúcho com passagens pela base do Internacional e Juventude. No Jacone, inclusive, o volante Ramiro - que hoje defende o Timão - foi capitão do time comandado por Carlos, o qual eliminou o Barcelona e foi vice-campeão do Torneio COTIF L’Alcudia na Espanha. O treinador que também passou pelo profissional do Resende, sabe do tamanho da responsabilidade de formar grandes atletas para vestir o manto corintiano e principalmente representar mais de 30 milhões de apaixonados alvinegros.


“Realmente a cobrança aqui acontece desde muito cedo, mas ao mesmo tempo sabemos da responsabilidade que temos e do prazer que sentimos em estar defendendo um clube com uma camisa tão pesada como a do Corinthians”, afirma o treinador.


Natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Carlos tem 37 anos e é graduado em Educação Física na Faculdade da Serra. O treinador possui a Licença A da CBF e também a Licença Grau I da Uefa. Na carreira como técnico de base conquistou dois títulos internacionais – River Cup (Chile) e Fallerhof (Alemanha), além de ser seis vezes campeão gaúcho. Pela primeira vez Leiria disputará o Brasileirão Sub-20.


Transmissão: A partida entre Corinthians e Grêmio, marcada para as 15h desta quarta-feira no Parque São Jorge, será transmitida pela CBF TV através da plataforma MyCujoo.


Texto: Vinícius Guerreiro

Fotos: Rodrigo Gazzanel - Agência Corinthians

bottom of page