Guia do Caxias 2026: Com "choque de gestão" e técnico estreante, Grená se prepara para a elite
- Peleia FC

- há 13 horas
- 2 min de leitura

Foto: Vitor Soccol/Caxias
Após uma temporada de 2025 que misturou a euforia da liderança na primeira fase da Série C com a frustração de um quadrangular final sem vitórias, o Caxias entra em 2026 sob uma nova filosofia. O clube abandonou o modelo de gestão centralizada e aposta em uma estrutura profissional robusta para voltar a incomodar os gigantes do estado.
A estreia do time será contra o São Luiz, fora de casa, no Estádio 19 de Outubro. Serão apenas seis jogos na primeira fase. Um Estadual cada vez mais curto, por isso, todo o ponto será determinante.
Confira as curiosidades, as mudanças e o elenco completo do Grená do Povo para o Estadual:
Curiosidades sobre o Caxias para o Gauchão 2026
Choque de Gestão: O departamento de futebol foi totalmente reestruturado. Sai o modelo de "homem forte" único e entra um comitê formado pelo vice Chiquinho Corset, o gerente João Corrêa e o executivo Léo Franco.
Estreia de Marchiori no RS: O técnico Fernando Marchiori fará seu primeiro trabalho no futebol gaúcho. Ele chega credenciado por um excelente trabalho no Primavera-SP, onde conquistou o acesso e vagas nacionais.
"Pé Quente": O goleiro Léo Lang chega com aura de vencedor. Ele vem de dois acessos nacionais consecutivos com o Remo (Série C para a B e, em 2025, da B para a elite). No Centenário ele busca minutagem e a titularidade, algo que não conseguiu nas últimas temporadas.
DNA de Atlético-MG: O meio-campo ganha a experiência de Lucas Cândido. Formado no Galo, ele fez parte do grupo principal mineiro por seis anos, sendo 2016 sua temporada de maior destaque.
Campeão da Série B na Zaga: O experiente zagueiro Joílson, de 34 anos, traz no currículo o título da Série B de 2020 pela Chapecoense, ano em que viveu o auge físico com 38 partidas.
Remanescentes e Cicatrizes: Dez jogadores do elenco de 2025 permanecem, incluindo os destaques Tomas Bastos e Calyson. Por outro lado, o lateral Ronei segue no grupo por força contratual, apesar de ter sido alvo de críticas da torcida no ano, com uma péssima temporada em campo.
Perdas para a Série B: O Caxias teve que lidar com a saída de dois pilares: o goleiro Thiago Coelho (Ponte Preta) e o volante Pedro Cuiabá (Avaí), ambos atraídos pela segunda divisão nacional.
Invencibilidade na Pré-Temporada: O time de Marchiori chega "quente" para a estreia. Foram cinco testes até o momento, quatro vitórias e uma derrota para o Monsoon. Veja os resultados:
Caxias 1 x 0 Sindicato
Caxias 7 x 0 Caxias Sub-20
Caxias 6 x 1 Grêmio Sub-20
Caxias 1 x 0 São Cristóvão (Flores da Cunha)
Caxias 0x1 Monsoon
Elenco do Caxias para o Gauchão 2026
Goleiros: Léo Lang, Gabriel Toebe, Marcelo Dal Soler e Pedro;
Laterais: Thiago Ennes, Vitinho, Dija e Roberto;
Zagueiros: Windson, Maurício Ribeiro, Joilson, Andrés Robles e Carlos Henrique;
Volantes: Matheus Nunes, Breno Santos, Wellington Reis, Dudu Vieira, Zanelatto, Rônei e Lucas Cândido;
Meias: Tomas Bastos, Yann Rolim e Calyson;
Atacantes: Andrew, Douglas Skilo, Jhonatan Ribeiro, Leozinho e Vitor Feijão;
Centroavantes: Jeam e Gustavo Nescau.






Comentários