Guia do Monsoon: Com ex-jogador histórico, o Tubarão quer morder os gigantes no Gauchão 2026
- Peleia FC
- há 13 horas
- 2 min de leitura

O Monsoon chega para a sua segunda participação na elite do futebol gaúcho com uma cara completamente nova. De casa nova, dono novo e até mascote novo, o clube que nasceu em Porto Alegre agora busca fincar raízes no Litoral Norte e surpreender sob o comando de um dos maiores nomes do futebol brasileiro.
A estreia oficial acontece neste sábado (10/01), às 19h, contra o Guarany de Bagé, no Estádio Estrela D'alva.
10 Curiosidades sobre o novo Monsoon
Gestão de Artilheiro: O clube agora tem um novo dono. Vitor Hugo Manique, goleador do Gauchão de 2008, assumiu o controle da SAF com o desafio de profissionalizar a gestão e reestruturar o departamento de futebol.
Mudança de Sede e Mascote: O clube deixou Porto Alegre e se mudou para Capão da Canoa. Com a mudança para o litoral, o antigo mascote "Trovão" foi aposentado para dar lugar ao Tubarão, símbolo da nova fase no litoral norte.
Paulo Baier no Comando: O técnico para 2026 é ninguém menos que Paulo Baier. Natural de Ijuí, o ídolo do Athletico-PR traz sua experiência de "mestre" do meio-campo para a casamata, buscando imprimir um estilo competitivo.
Reforma Total no Elenco: O Monsoon foi às compras e anunciou 33 reforços. Praticamente um elenco inteiro foi montado do zero para suportar a intensidade do Gauchão.
Invencibilidade nos Testes: O time chega "mordendo". Foram três vitórias em três amistosos na pré-temporada, incluindo triunfos por 1 a 0 sobre o Novo Hamburgo e, o mais expressivo, contra o Caxias em pleno Centenário.
Conexão Sul-Americana: O clube apostou no mercado internacional para as laterais. O peruano Franco Medina (ex-seleção de base e Pan-Americano) e o colombiano Jhoiner Asprilla (ex-América de Cali) são as caras novas nas alas.
Paredão Cascudo: A defesa conta com a experiência de Ricardo Thalheimer. Conhecido como "xerife" no interior gaúcho, o zagueiro tem longa trajetória no São Luiz e chega para liderar a última linha.
Destaque da Base do Flamengo: O atacante Caio Rangel é a aposta de técnica e drible. Com 29 anos e passagens por Cagliari (Itália) e Chapecoense, ele traz a rodagem europeia para o ataque de Paulo Baier.
Dívida Fora de Campo: Nem tudo é festa. Apesar do clima de novidade, o clube carrega uma dívida estimada em R$ 6,9 milhões, fruto da transição do modelo de investidores de Dubai para a nova gestão atual.
Estádio alugado: Apesar de ter Capão da Canoa como sede, seus jogos serão no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, casa do São José.
Atletas anunciados
Goleiros: Igor Pavan;
Zagueiros: Yuri Bigode, Hiago Cena, Ricardo Thalheimer;
Laterais: Franco Medina, Jhoiner Asprilla, Camargo, Pará;
Meio-campistas: Mikael Costa, Vinicius Garcia, Léo Hanna, Rick Sena, Talysson Lalau, Henrique Marcos, Jonathan Cabeça, Anderson Paraíba, Luan Santos, Jean Carlo, Banguelê;
Atacantes: Eliéser Felipe, Hannyel, Fabinho, Matheus Candido, Caio Rangel


