ILUSTRES TORCEDORES, VISITAM O CLUBE DE FUTEBOL MAIS ANTIGO DO BRASIL

Na última semana foram recebidos os ilustres visitantes, 'Helmut Claas Minnemann' e 'Macio Felix Minnemann', neto e bisneto de 'Johannes C. M. Minnemann', o líder fundador do Rio Grande. Helmut e Macio residem em Wakefield - Reino Unido, e em viagem a América do Sul, aportaram na cidade 'Noiva do Mar', para descobrir raízes familiares.

Através da dedicada colaboradora e outrora Assessora do Memorial 'Johannes Christian Moritz Minnemann', Bruna Sousa, Helmut e Macio puderam conferir atentamente documentos iniciais históricos de fundação do Clube, escritos em punho por seu bisavô, em Alemão, conhecendo também a Sala de Troféus do Clube, onde encontram-se em exposição o acervo de conquistas, Taças de competições dos primórdios do futebol brasileiro, como a primeira Taça conquistada pelo Clube, datada de 1909, bem como as diversas Taças dos Certames Citadinos, e Taças dos Certames Estaduais de 1936, 1962 e 2014. Durante a visita, Helmut e Macio, foram agraciados com souvenirs do Tricolor Veterano.

Breve Histórico de Fundação:

Um grupo de jovens de 20 a 25 anos, resolveram se reunir para organizar um Clube esportivo que viesse a difundir no solo Pátrio, a atraente modalidade. Foi quando o jovem alemão JOHANNES CHRISTIAN MORITZ MINNEMANN nascido em Hamburgo em 17 de julho de 1875, reuniu alemães, ingleses, portugueses e brasileiros, com o fito de fundar um Clube, nos escritórios da extinta firma THONSEN & Cia. , JOHANES MINNEMANN, além de fundador, foi orador, secretário, guarda esportes e atleta, e conseguiu projetar e realizar a fundação do SPORT CLUB RIO GRANDE. Ele estava a pouco tempo no Brasil e ainda dominava muito mal o vernáculo. Como secretário do grupo fundador, ajudou a redigir os documentos iniciais no mais puro alemão. Razão pela qual os registros da fundação do Clube estão escritos neste idioma, em caracteres góticos. O entusiasmo de Minnemann era contagiante.

Foi em uma quinta-feira, 19 DE JULHO DE 1900, no referido Clube Germânia, quando foi fundado o Sport Club Rio Grande. Dessa reunião existe até hoje o texto do discurso pronunciado por Johannes Minnemann, em língua alemã. Estavam presentes à reunião, os cidadãos de diversas nacionalidades, que assinaram a Ata de Fundação:

R. Schwamerkurg R. Kladt R. Dietiker S. W. Robinson M. E. Castro R. Bernitt O. Bernitt N. Benz E. Kunz C. Nieckels F. Reimar H. Volkers G. Kladt M. Bornhorst E. Lohmann J.C.M. Minnermann Walter Gerdau Boje Schmidt Arthur Cecil Lawson William R. Ashlin Henrique Buhle O. Bernitt

Johannes Minnemann provocou reuniões, entrou em campo mostrando que conhecia o futebol e suas regras já estabelecidas, de forma embrionária na Europa. Chamou a si a responsabilidade de expedir convites de "Matches" esportivos ou para Assembleias Gerais. Na noite da fundação pronunciou um brilhante discurso que foi ovacionado pelos presentes e quando ouviu as exclamações de apoio dos companheiros, visionou um futuro longo e feliz para o Clube que estavam fundando. Assim podemos destacar Johannes Minnemann como líder fundador do SPORT CLUB RIO GRANDE e seu organizador. Sua vida aqui, na Alemanha e em Portugal, sempre foi dedicada ao esporte em geral. Sua atividade profissional nunca sofreu prejuízos por esta predileção. Minnemmann casou-se na cidade de Rio Grande, com a professora Adélia Marques e teve dois filhos nascido no Brasil. Quando deixou o País forçado por suas atividades profissionais, já era testemunha do crescimento do futebol entre nós.

#peleiafc

Foto: Bruna Sousa