top of page

Jaconi Tour em Libras recebe mais de 50 visitantes

Uma ação especial marcou a manhã do último sábado (22), no estádio Alfredo Jaconi. Visando dar espaço e ampliar o acesso do público surdo, o Memorial promoveu o Tour em Libras. A ação, que contou com a participação da intérprete de Libras Andrelise Sperb, ocorreu em parceria com a Escola de Educação Infantil Divertidamente e recebeu mais de 50 visitantes.


O Jaconi Tour ocorreu em dois horários: às 09h e às 10h45 e foi conduzido pela historiadora e responsável pelo Memorial do JU, Bárbara Lauxen, pelo mediador Vinícius Brezolin e pela professora e intérprete de Libras Andrelise Sberp, profissional com mais de 20 anos de experiência em Educação Especial.


Além de participar e promover diversas ações sociais, o Juventude tem uma preocupação em receber todos no estádio Alfredo Jaconi, por isso, a busca por melhorias na casa Jaconera é incessante, como destacou Bárbara Lauxen.


“O Esporte Clube Juventude vem, paulatinamente, buscando por melhorias em relação a acessibilidade, pensando na estrutura física, mas também no atendimento ao público. Nosso intuito é construir um espaço inclusivo, mostrar ao público que queremos a presença a todos. Recebemos grupos de crianças, adolescentes, idosos, PCD's e, através do tour em Libras, estamos ampliando ainda mais. É um longo caminho de construção, estamos trilhando essa jornada e temos muito ainda por fazer”. Declarou a historiadora.


24 de abril – Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais


No dia 24 de abril o Brasil celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), isso porque, foi nessa data, no ano de 2002, que a lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.


O projeto de Lei, que originou a legislação, atendeu à reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição dedicada à causa das pessoas surdas do Brasil, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras.


O Dia Nacional da Libras foi instituído principalmente como alerta para as grandes dificuldades em acessibilidade que esses cidadãos enfrentam e da socialização ao mercado de trabalho.


Foto: Divulgação/Juventude

bottom of page