top of page

Jogador poderá pegar gancho pesado no Gauchão por gesto de roubo contra a arbitragem


O Juventude poderá ter um desfalque importante. O lateral-esquerdo Patryck Lanza foi denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) e será julgado na próxima quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, às 17h.

O jogador responde por dois incidentes ocorridos na vitória alviverde por 1 a 0 sobre o Inter de Santa Maria. Na ocasião, Patryck foi expulso com cartão vermelho direto e, ao deixar o gramado, foi flagrado pelas câmeras de TV fazendo gestos com as mãos sugerindo "roubo" por parte da arbitragem.


As acusações e o risco de suspensão


A denúncia foi dividida em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que podem resultar em uma suspensão combinada de várias partidas:


1. Ofensa à honra da arbitragem (Art. 243-F, §1º) Este é o ponto mais crítico da denúncia. O gesto de "roubo" é interpretado como uma ofensa direta à honra dos árbitros.

  • Pena prevista: Multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

  • Suspensão: Por ter sido praticado contra a equipe de arbitragem, a pena mínima é de 4 jogos, podendo chegar a seis partidas.


2. Jogada Violenta (Art. 254) O lateral também será julgado pelo lance que originou sua expulsão: um carrinho com a perna elevada atingindo o adversário.

  • Pena prevista: Suspensão de uma a seis partidas e multa.


Impacto para o Juventude


Se condenado às penas mínimas em ambos os artigos, Patryck Lanza pode desfalcar o time de Maurício Barbieri por pelo menos cinco jogos (considerando que um já é a suspensão automática). Como o julgamento ocorre no dia 28, o resultado pode tirar o atleta de partidas decisivas da próxima fase.

 
 
 

Comentários


© Copyright
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page