top of page

Jovem formado no São José conquista primeira vitória defendendo o Deportivo Alavés

Revelado nas categorias de base do São José, o jovem atacante Lucas Moura

conquistou sua primeira vitória vestindo a camisa do Deportivo Alavés. Ele foi

contratado em janeiro deste ano pelo clube espanhol e posteriormente emprestado ao NK Istra 1961 – clube gerido pelos mesmos donos dos Albiazules –, da Croácia, para passar por um período de adaptação no futebol europeu antes de ter a oportunidade de atuar na LaLiga.


O empréstimo do atacante ao Istra estava acordado por um período de um ano e

seis meses, mas as boas atuações fizeram com que o Alavés solicitasse o retorno

do jogador de forma antecipada. Pelo time croata, Lucas Moura atuou em oito

partidas, entre sub-20 e profissional, e marcou três gols e duas assistências.


“Uma sensação muito especial. Sempre tive o sonho de jogar no futebol espanhol e conseguir competir sempre foi algo que almejei na minha carreira, em todos os jogos. Então realmente estou muito feliz de estar conseguindo realizar esse sonho de jogar na Europa e ser participativo, ainda mais por ser minha segunda partida já pelo Deportivo Alavés”, comentou o jogador após a vitória por 1 a 0 sobre o CD Brea, fora de casa, em duelo válido pela Segunda RFEF.


Desde que chegou na Espanha, Lucas Moura tem atuado pelo Time B do Deportivo Alavés, com o objetivo de se adaptar ao futebol praticado no país e iniciar a transição para o profissional. Neste período, fez a pré-temporada com a equipe, participou de alguns amistosos e, nos últimos dias, de dois jogos oficiais. Ele disse como está sendo a sua adaptação em território basco.


“Está sendo muito boa! Cheguei aqui há mais ou menos dois meses e vem sendo

uma experiência incrível. Estou ainda no meu último ano de sub-20 e poder atuar profissionalmente em duas ligas europeias, sendo uma delas a espanhola, mostra que estou evoluindo passo a passo. A liga espanhola é muito competitiva, tanto no quesito tático, quanto o técnico e o físico, então é algo importante para mim. A experiência que tive na Croácia também foi muito importante neste sentido para "sentir" o que é a Europa”, afirmou o atacante de 20 anos.


Vivendo a experiência de jogar na Europa, Lucas Moura chamou a atenção dos

espanhóis em 2021, quando disputou a Copa FGF, na categoria profissional, a Copa do Brasil Sub-20 e o Campeonato Gaúcho. Neste último, foram quatro gols e quatro assistências em 8 jogos, números que chamaram a atenção de um olheiro europeu que estava no Brasil e viu ao vivo o Lucas fazer um gol de calcanhar, contra o Novo Hamburgo.


Foto: Lucia Martinez/Divulgação/Assessoria

bottom of page