Juventude anuncia técnico para equipe sub-20

Em reunião realizada no final da tarde desta terça-feira (01), o Departamento de Categorias de Base do Juventude confirmou o técnico Filipe Dias, 30 anos, como novo comandante da equipe sub-20 do Verdão. O profissional, que conquistou o Campeonato Gaúcho sub-17 nesta temporada, assume o cargo antes ocupado pelo técnico Alexandre Lemos. Filipe já inicia os trabalhos frente à categoria visando a preparação para a Copa São Paulo 2023.


Com passagens por Cruzeiro, de Porto Alegre e Flamengo, do Rio, Filipe chegou ao Juventude em 2018, para comandar a categoria sub-13, onde conquistou o título Municipal e Serrano, além do vice-campeonato Gaúcho e da Copa Cidade Verde. Na temporada, Filipe disputou ainda o Mondial Pupilles, na França. Em 2019, o técnico assumiu a categoria sub-14 e realizou mais uma grande temporada. Dos cinco campeonatos disputados no ano, quatro títulos: Campeão Gaúcho, Municipal, Copa Sesc e Copa Maravilha.


Filipe Dias foi promovido à categoria sub-17 em 2020 e, em 2021, foi campeão da 1ª Copa Água da Pedra. Nesta temporada, na primeira competição do ano, foi vice-campeão da Copa Brasileirinho, sendo superado pelo Flamengo na final. O Verdão chegou ao jogo decisivo com 100% de aproveitamento. No Gauchão sub-17, título invicto. Foram 14 jogos e 10 vitórias, além de 35 gols marcados e apenas 5 sofridos. Na final, o Alviverde bateu o Gramadense por 3x0, no Jaconi.


Com um currículo vitorioso desde que chegou ao Juventude, Filipe falou sobre a responsabilidade de assumir a categoria. “Primeiramente, é uma satisfação estar à frente de uma categoria tão importante para o clube, considerada como o processo final de formação do jogador antes do profissional. A responsabilidade que terei, junto aos demais membros da comissão e dos atletas, é de fazer o melhor trabalho possível para que o clube tenha uma sub-20 que represente de fato o clube”.


Ainda sobre a importância da categoria, o treinador falou sobre o processo de formação até a equipe principal. “Vamos fazer um trabalho para que a sub-20 seja orgulho às demais categorias dentro do processo formativo, assim como capacite os jogadores a estarem prontos para as oportunidades no departamento profissional. Entender nosso compromisso com as diretrizes do clube será fundamental para um trabalho que busque a excelência. Agradeço a confiança da direção e das pessoas envolvidas por essa oportunidade”.


Por fim, Filipe falou um pouco sobre a preparação para a Copa São Paulo 2023. “Primeiro será necessário entender tudo que foi feito de positivo dentro dessa temporada. A ideia não é chegar e mudar tudo rapidamente. O ideal é ir colocando o que penso de jogo junto ao que já foi implantado anteriormente, sempre respeitando as individualidades e potencializando o melhor de cada atleta. Para podermos representar o Juventude numa competição tão rica como a Copa São Paulo é fundamental que haja muito trabalho de todos os envolvidos, assim como o entendimento do que o clube pensa e projeta como processo formativo. Ter uma equipe com uma identidade de Juventude é o nosso pontapé de partida nessa preparação até a competição”.


Foto: Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude