top of page

Juventude cria Time de Transição para Copa FGF e anuncia técnico

A diretoria do Juventude confirmou detalhes referentes ao Time de Transição, que atuará na Copa FGF Rei Pelé. A equipe estará sob o comando do Departamento de Futebol Profissional, com suporte direto do Departamento de Categorias de Base do Juventude. O título do torneio garante uma vaga na Copa do Brasil 2024.


Para o cargo de treinador do Time de Transição, o Juventude confirmou Adailton Bolzan. Já Ricardo Neves será o preparador físico. Ambos, integrantes da comissão técnica profissional permanente, terão dedicação exclusiva ao Time de Transição ao longo do torneio e contarão com o suporte do staff da categoria Sub-20.


Já o elenco será formado por atletas do plantel profissional que precisam aumentar minutagem, e atletas do time Sub-20. A ideia é contar com cerca de 25 jogadores, com possibilidade de haver contratações pontuais de atletas com boa projeção para serem utilizados no time principal nesta temporada ou na próxima.


Os treinamentos do Time de Transição serão realizados a partir desta quarta-feira (24/05), nos campos 01 e 02 do CFAC, o Centro de Treinamentos do Juventude, enquanto o estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, receberá os jogos do Verdão.


A disputa da Copa FGF traz objetivos claros para o clube: primeiramente, a ideia é brigar pelo título do torneio, que garantirá uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Além disso, a meta também é desenvolver alternativas para a base de elenco para 2024, garantindo minutagem e competitividade a nível profissional para atletas mais jovens. Pela dificuldade, exigência e desafios que a Copa FGF proporciona, será uma grande oportunidade de garantir experiência aos atletas envolvidos.


De acordo com a tabela básica da FGF, a estreia alviverde será no dia 14 de junho, diante do São Luiz, na Montanha dos Vinhedos.


A Copa FGF


Em Conselho Técnico realizado no dia 18 de abril, a Federação Gaúcha de Futebol definiu datas, formato e regulamento da Copa FGF 2023. Com estreia prevista para o dia 14 de junho, o Juventude está no Grupo 2, ao lado de Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense. Nesta temporada, o torneio prestará homenagem ao maior atleta de todos os tempos: Pelé.


As 13 equipes da Copa FGF – Troféu Rei Pelé, estão divididas em três grupos, sendo duas chaves com quatro clubes e uma com cinco equipes. A fase classificatória será disputada em turno e returno. As quartas de final, semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. Avançam de fase os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral.


Confira os grupos:

Grupo 1: Aimoré, Monsoon, Novo Horizonte, Inter (SM) e São José;

Grupo 2: Juventude, Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense;

Grupo 3: Grêmio, Novo Hamburgo, Real Capão da Canoa e São Borja.


Foto: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude

bottom of page