Juventude fortalece integração entre profissional e base

O Juventude é reconhecido pela excelência na formação de atletas e cidadãos. Visando qualificar ainda mais esse processo, a diretoria das categorias de base iniciou dentro do desenvolvimento estratégico, uma série de conversas com integrantes da comissão técnica da equipe profissional para o compartilhamento de informações, metodologias, objetivos e metas. Desta forma, será possível implementar uma filosofia de trabalho, para que os atletas cheguem ainda mais prontos à equipe profissional.


Na primeira reunião, o treinador de goleiros da equipe profissional, Márcio Angonese, se reuniu com os preparadores de goleiros das categorias de base, Dion dos Santos (sub-20), Felipe Franceschini (sub-17) e Fábio de Oliveira (sub-15).


Lúcio Rodrigues, gerente das categorias de base, falou sobre o projeto. “Tudo que fazemos na base, vai desaguar no profissional, então a ideia é reunir todas as comissões técnicas específicas para que a gente possa, dentro de uma linha, traçar uma mesma metodologia, assim a gente forma os atletas que o profissional necessita”.


O gerente comentou como isso pode facilitar no processo de profissionalização dos atletas. “A ideia é atender todos os quesitos que a comissão técnica do profissional estabelece como necessários, para que eles recebam os atletas da base já na condição de serem utilizados e no perfil ideal de jogador profissional do Juventude”.


Lúcio comentou também sobre os benefícios que isso trará para as comissões técnicas. “Para o profissional, evidentemente a gente vai conseguir entregar os atletas dentro daquilo que eles esperam, mantendo um certo padrão e reduzindo os problemas técnicos e táticos, por exemplo.


Para as comissões técnicas da base, isso vai ser maravilhoso pelo compartilhamento de informações, que sem dúvidas vai ajudar muito no crescimento dos profissionais da base”.


Para finalizar, Lúcio explicou como isso pode ajudar na evolução dos atletas. “Para os atletas, isso vai ser muito benéfico também, pois dentro dessa visão estratégica, técnica e tática que vai ser discutida, você consegue fazer com que os atletas se desenvolvam melhor, se formem melhor e cheguem no profissional sem a dificuldade de adaptação”. Completou.


Essas reuniões entre as comissões técnicas ocorrerão com frequência, para que esse trabalho se desenvolva da melhor forma possível.


Foto: Divulgação/Juventude