Juventude vai jogar o Brasileirão Feminino Sub-18 e reativa departamento

Referência do futebol feminino na década de 2000, quando foi tricampeão Gaúcho, o Juventude está dando o primeiro passo para retomar este projeto. Nas próximas semanas, terão início os treinamentos da equipe feminina Sub-18 visando a participação no Campeonato Brasileiro da categoria. Posteriormente, o elenco profissional também será formado para o Campeonato Gaúcho, previsto para iniciar em outubro.


Neste momento, as Esmeraldas, como serão chamadas as atletas do Verdão, contam com um grupo de dez atletas que já faziam parte da Escola de Futebol. Agora, para encorpar este grupo para o Campeonato Brasileiro Sub-18, será realizada uma Refinaria de Atletas nos dias 29 e 30 de maio para meninas nascidas nos anos de 2003, 2004, 2005 e até junho de 2006. As avalições ocorrerão no CFAC do Ju e as atletas serão avaliadas pela comissão técnica e pelo avaliador do clube, Péricles da Costa.


O Campeonato Brasileiro Sub-18 está previsto para iniciar no dia 06 de julho. O regulamento será o mesmo da temporada passada. Na primeira fase, 24 clubes serão divididos em seis grupos, onde a melhor equipe de cada chave avança, além dos dois melhores segundos colocados. Na segunda fase, os oito clubes serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal e posteriormente para a final. Na primeira e segunda fase, os jogos serão disputados em sede única. Na semifinal e final, os confrontos ocorrerão em jogos de ida e volta.


Já o Campeonato Gaúcho tem previsão para iniciar em outubro. A Federação Gaúcha de Futebol deve divulgar mais informações sobre a competição nos próximos dias.


A professora Viviane Pezzi, que hoje treina as meninas da Escola de Futebol, será a supervisora do departamento de futebol feminino. Orlei Morais, Adão Marques e Max Nora serão os diretores. Nos próximos dias, o Juventude anunciará a comissão técnica que comandará as Esmeraldas no Campeonato Brasileiro. Após a Refinaria Atletas e com o grupo formado, as atletas devem iniciar a preparação intensa para a competição. Os treinos das Esmeraldas ocorrerão no CFAC do Verdão.


Para a inscrição e outras informações sobre a Refinaria de Atletas, acesse http://www.juventude.com.br.


História do Futebol feminino no Juventude


O Juventude estreou no futebol feminino em 1998. Logo em 2000 e 2001, garantiu o terceiro lugar no Campeonato Gaúcho. Com o início promissor, os primeiros títulos não demoraram. Em 2004, o Verdão foi Campeão Gaúcho e campeão da Copa Sul-Brasileira, em Curitiba. Em 2005, a equipe conquistou novamente o Gauchão e em 2006, além do tricampeonato estadual, conquistou também o Gaúcho de Aspirantes. Volmar Sganzerla (treinador) e Sônia Sganzerla (supervisora) foram, na época, os grandes responsáveis pelo projeto vencedor e merecem todo o reconhecimento pelo excelente trabalho.


As boas campanhas chamaram a atenção da CBF e em 2007, sete atletas foram convocadas para a Seleção. Em 2008, a atacante Mayara Foscarini, de 15 anos, foi convocada para o Sul-Americano Sub-17, disputado no Chile.


Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude/Divulgação