top of page

EXCLUSIVO: Limitação de público, torcedores vacinados ou testados. FGF apresenta protocolo ao estado

Federação Gaúcha de Futebol tem pronto o protocolo de retomada de público nos estádios de futebol do Rio Grande do Sul. O site peleiafc.com teve acesso com exclusividade ao "Protocolo Geral Para Retomada da Presença de Público Nos Estádios de Futebol do Rio Grande do Sul". O documento foi muito bem pensado e elaborado. A iniciativa traz medidas rígidas, seguras e totalmente viáveis de serem cumpridas pelos clubes, independente da divisão.

Nesta semana, o governo do estado admitiu a possibilidade de liberação gradativa dos eventos em solo gaúcho. O avanço da vacinação e a redução cada vez maior na taxa de ocupação de leitos de UTI faz o governo do estado estudar a possibilidade. O Piratini aguarda apenas o resultado de um evento teste para anunciar as novas medidas.


O documento encaminhado aos clubes tem nove páginas. "O objetivo é demonstrar a possibilidade de retorno gradual e seguro nos estádios gaúchos, indicando medidas gerais de conduta e protocolos que serão observados pelos clubes aos abrirem seus portões", diz parte do documento da FGF.


Os clubes teriam de cumprir algumas premissas gerais, como:


- Medidas Preventivas

- Distanciamento

- Higienização - Álcool em gel

- Uso de máscaras

- Comunicação e orientação

- Fiscalização e controle

- Responsabilidade coletiva

- Vacinação

- Testagem


REGRAS


O documento também detalha a operacionalização dentro dos estádios do Rio Grande do Sul. Dois pontos chamam a atenção: ocupação de apenas 25% das áreas de cada estádio e só poderão entrar torcedores vacinados ou com testes RT PCR negativo com prazo máxima de 72 horas. Nenhum outro setor da economia tem medidas similares as apresentadas pela FGF.


A Federação trabalha com a possibilidade de abertura ao público a partir do dia 10 de agosto, pois irá coincidir com as fases de quartas de final da Copa Libertadores, Copa do Brasil e inicio das competições gaúchas do segundo semestre.


Outro detalhe importante, a partir da segunda quinzena de setembro, somente poderá entrar nos estádios o torcedor que tiver tomado as duas doses da vacina contra covid-19 e com 14 dias de imunização completa. "Com isso, o futebol estará contribuindo com a campanha de vacinação do estado", diz a FGF.


Procurado pelo peleiafc.com, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, revelou que a entidade apresentou esse modelo de protocolo ao governo na semana passada e aguarda a analise e aprovação. Hocsman ainda solicitou uma agenda com governador para prestar algum esclarecimento. O protocolo foi elaborado depois de a Federação debater com clubes e com a própria Comissão De Medicina e Saúde da FGF.


Confira as normas estabelecidas no protocolo geral da FGF:


- Capacidade reduzida - 25% da ocupação das área dos estádios (grupos de 2 até o máximo de 6 pessoas);


- Demarcação dos assentos e espaços bloqueados;


- Check Points prévios nas rampas de acesso aos estádios com medição de temperatura;


- Steward/fiscalização nos setores;


- Somente torcedores da equipe mandante e prioritariamente sócios;


- Vendas ingressos de forma preferencial online;


- Exigência de apresentação de carteira nacional de vacinação (segunda dose - 14 dias) ou exame RT PCR com prazo máximo de 72h;


- Staff operacional - Vacinado ou testado em número a ser definido pelo clube mandante de acordo com a estrutura de seu estádio;


- Uso de máscara durante todo o período de permanência no estádio;


- Totens e dispenseres de álcool em gel;


- Desinfecção e sanitização das áreas comuns e banheiros antes, durante e depois das partidas;


- Evacuação das áreas coordenadas a fim de evitar cruzamento de pessoas;


- Bares e restaurantes abertos ao público obedecendo as normas de funcionamento estabelecidas pelo protocolo do governo;


- Consumo nas áreas demarcadas para tanto e/ ou nos assentos;


- Pagamento preferencialmente em cartão ou Pix;


Para essas medidas serem colocadas em prática, depende da liberação do governo do estado de público nos estádios, fato que pode ocorrer nos próximos dias. Mas, a FGF sai na frente com protocolos seguros aos torcedores. Neste segundo semestre, a entidade terá duas competições importantes, a Divisão de Acesso e a Copa FGF. Ambas a presença de público é fundamental para a saúde financeira das equipes.


Essa é uma das páginas do documento que o peleiafc.com teve acesso

bottom of page