Federação Gaúcha de Futebol tem pronto o protocolo de retomada de público nos estádios de futebol do Rio Grande do Sul. O site peleiafc.com teve acesso com exclusividade ao "Protocolo Geral Para Retomada da Presença de Público Nos Estádios de Futebol do Rio Grande do Sul". O documento foi muito bem pensado e elaborado. A iniciativa traz medidas rígidas, seguras e totalmente viáveis de serem cumpridas pelos clubes, independente da divisão.
Nesta semana, o governo do estado admitiu a possibilidade de liberação gradativa dos eventos em solo gaúcho. O avanço da vacinação e a redução cada vez maior na taxa de ocupação de leitos de UTI faz o governo do estado estudar a possibilidade. O Piratini aguarda apenas o resultado de um evento teste para anunciar as novas medidas.
O documento encaminhado aos clubes tem nove páginas. "O objetivo é demonstrar a possibilidade de retorno gradual e seguro nos estádios gaúchos, indicando medidas gerais de conduta e protocolos que serão observados pelos clubes aos abrirem seus portões", diz parte do documento da FGF.
Os clubes teriam de cumprir algumas premissas gerais, como:
- Medidas Preventivas
- Distanciamento
- Higienização - Álcool em gel
- Uso de máscaras
- Comunicação e orientação
- Fiscalização e controle
- Responsabilidade coletiva
- Vacinação
- Testagem
REGRAS
O documento também detalha a operacionalização dentro dos estádios do Rio Grande do Sul. Dois pontos chamam a atenção: ocupação de apenas 25% das áreas de cada estádio e só poderão entrar torcedores vacinados ou com testes RT PCR negativo com prazo máxima de 72 horas. Nenhum outro setor da economia tem medidas similares as apresentadas pela FGF.
A Federação trabalha com a possibilidade de abertura ao público a partir do dia 10 de agosto, pois irá coincidir com as fases de quartas de final da Copa Libertadores, Copa do Brasil e inicio das competições gaúchas do segundo semestre.
Outro detalhe importante, a partir da segunda quinzena de setembro, somente poderá entrar nos estádios o torcedor que tiver tomado as duas doses da vacina contra covid-19 e com 14 dias de imunização completa. "Com isso, o futebol estará contribuindo com a campanha de vacinação do estado", diz a FGF.
Procurado pelo peleiafc.com, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, revelou que a entidade apresentou esse modelo de protocolo ao governo na semana passada e aguarda a analise e aprovação. Hocsman ainda solicitou uma agenda com governador para prestar algum esclarecimento. O protocolo foi elaborado depois de a Federação debater com clubes e com a própria Comissão De Medicina e Saúde da FGF.
Confira as normas estabelecidas no protocolo geral da FGF:
- Capacidade reduzida - 25% da ocupação das área dos estádios (grupos de 2 até o máximo de 6 pessoas);
- Demarcação dos assentos e espaços bloqueados;
- Check Points prévios nas rampas de acesso aos estádios com medição de temperatura;
- Steward/fiscalização nos setores;
- Somente torcedores da equipe mandante e prioritariamente sócios;
- Vendas ingressos de forma preferencial online;
- Exigência de apresentação de carteira nacional de vacinação (segunda dose - 14 dias) ou exame RT PCR com prazo máximo de 72h;
- Staff operacional - Vacinado ou testado em número a ser definido pelo clube mandante de acordo com a estrutura de seu estádio;
- Uso de máscara durante todo o período de permanência no estádio;
- Totens e dispenseres de álcool em gel;
- Desinfecção e sanitização das áreas comuns e banheiros antes, durante e depois das partidas;
- Evacuação das áreas coordenadas a fim de evitar cruzamento de pessoas;
- Bares e restaurantes abertos ao público obedecendo as normas de funcionamento estabelecidas pelo protocolo do governo;
- Consumo nas áreas demarcadas para tanto e/ ou nos assentos;
- Pagamento preferencialmente em cartão ou Pix;
Para essas medidas serem colocadas em prática, depende da liberação do governo do estado de público nos estádios, fato que pode ocorrer nos próximos dias. Mas, a FGF sai na frente com protocolos seguros aos torcedores. Neste segundo semestre, a entidade terá duas competições importantes, a Divisão de Acesso e a Copa FGF. Ambas a presença de público é fundamental para a saúde financeira das equipes.
Essa é uma das páginas do documento que o peleiafc.com teve acesso
Comments