top of page

Livro "Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu" tem lançamento agendado

O livro "Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu" já está à venda e o lançamento ocorrerá no dia 9 de junho (sexta-feira), às 19h), no Brechó do Futebol, na sede do Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS.


A obra conta o histórico e imprevisível título da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, conquistado pelo Grêmio Esportivo Sapucaiense. Em 2007, o Rubro-Negro do Vale dos Sinos foi para a sua terceira temporada como profissional e sem grandes investimentos, era tido por jornalistas e torcedores como um mero coadjuvante.


Tudo indicava que, de fato, não ocorreria uma boa campanha, quando dias antes da estreia, houve uma debandada de jogadores do elenco e a comissão técnica precisou recorrer aos garotos da base e fazer um ‘peneirão’ para poder remontar o plantel.


Com esse imprevisto, o time foi se reestabelecendo, chegaram novos reforços e durante a competição, o Sapucaiense foi conhecendo a sua escalação.


O roteiro indicaria que era questão de tempo do Sapão ser eliminado, não só por sua situação crítica, mas por ter rivais mais preparados economicamente como o Porto Alegre F.C. e outro mais tradicionais, e,com torcidas mais fanáticas (Pelotas, Inter de Santa Maria, Rio Grande,dentre outros). Mas o time encaixou e foi dando ‘liga’. Até que no octogonal decisivo, lutou até o fim pelo inédito acesso e não só o conquistou, como de brinde, veio o título.


A ideia de relatar e imortalizar esta epopeia partiu do ex-supervisor de futebol do clube, Luis Felipe Fleck. Para ajudá-lo neste desafio, Fleck convidou o jornalista e escritor Leonardo P. Cantarelli. A edição ficou por conta de ‘Pedro e João Editores’.


Para este trabalho, os autores entrevistaram 17 jogadores que estiveram naquele elenco, integrantes da comissão técnica, dirigentes e jornalistas que cobriram aquela campanha. Ainda houve pesquisa nos jornais da época e das fichas técnicas de cada jogo. Isto fez com que a publicação tenha histórias curiosas, engraçadas, com altos e baixos, curiosidades de bastidores, além de estatísticas e números interessantes do único título profissional do Sapucaiense.

O valor de um exemplar é R$65,00.


Serviço- lançamento do livro ‘Sapucaiense 2007- o improvável aconteceu’

Data: 09/06- às 19h (de Brasília)

Local: Brechó do Futebol- Rua: Marquês do Herval, 225, Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS.

Os autores:

Luis Felipe Fleck: fã de esportes e literatura, é dono de uma coleção com mais de 900 obras sobre literatura esportiva. Formado em educação física, possui pós-graduação em Ciência Aplicada em Futebol e em Futsal. Foi supervisor de futebol do Sapucaiense em 2007. Foi idealizador deste livro, que foi sua estreia como escritor.

Leonardo P. Cantarelli: jornalista formado pela PUC-Campinas. É autor dos livros:

-1997- o ano em que a Europa conheceu o Grêmio Sãocarlense

-Biriba: contos e causos de uma lenda do esporte brasileiro e do tênis de mesa mundial

-Sandro Sotilli: de Rondinha para o mundo

-Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu


Foto: Divulgação

bottom of page