Livro sobre jogos de futebol na neve será lançado em sete cidades gaúchas

Já está à venda o livro “Pé-frio: futebol e neve no Brasil”, que reconta os detalhes das oito partidas de futebol realizadas sob neve no país, todas na década de 1970. Foram quatro anos de trabalho do autor do livro, Henrique Porto, para chegar ao resultado final, com pesquisa em jornais, livros, vídeos e entrevistas.

Entre as histórias resgatadas, surgiram a de goleiro que vestiu meia-calça, dos atletas consumindo bebida alcoólica misturada ao café, de uma fogueira no vestiário, das lágrimas que congelaram, de uma lua de mel interrompida e do pentacampeão Luís Felipe Scolari entrando numa fria por duas vezes.


O encontro entre Inter-SM e Juventude, por exemplo, realizado em 19 de julho 1975, está entre os relatados na obra. “Eles pediram para que eu terminasse antes dos 45 minutos, mas eu falei que não podia”, recordou árbitro Homero Rasbold. “Só não daria condições se não pudesse ver as linhas do campo, mas o efeito da neve deixou elas pretas. Tudo transcorreu sem problemas”, acrescentou Rasbold.


A obra tem 220 páginas e conta ainda com fichas técnicas de jogos e atletas, além de fotos. O prefácio é do consultor empresarial Max Gheringer, que descreve o livro como "diferente, pitoresco e curioso, que resgata histórias desconhecidas até por pesquisadores do futebol e que estava faltando na bibliografia futebolística brasileira”.


“Pé-frio: futebol e neve no Brasil” está tendo uma grande repercussão na mídia, com matérias publicadas nos principais jornais do Brasil, como Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo. Também já foi tema de reportagem do programa Globo Esporte e citado no programa de rádio Pretinho Básico.


Datas e locais dos lançamentos no estado:

10/10 - Caxias do Sul, Livraria Do Arco da Velha, sessão de autógrafos a partir das 16h.


11/10 - Bento Gonçalves, Livraria Paparazzi (Shopping L'América), assinatura dos exemplares da pré-venda.


13/10 - Porto Alegre, Livraria Santos (Galeria Casa Prado), sessão de autógrafos a partir das 18h.


14/10 - Pelotas, Livraria Vanguarda (Shopping Pelotas), sessão de autógrafos a partir das 18h.


15/10 - Bagé, Livraria LEB, sessão de autógrafos a partir das 18h.


16/10 - Santa Maria, Livraria Santos (Monet Shopping), sessão de autógrafos a partir das 18h.


17/10 - Passo Fundo, Livraria Santos (Bourbon Shopping), sessão de autógrafos a partir das 18h.


Imagem: Reprodução