Mudança: Escala de arbitragem da Copa FGF será por audiência pública

A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol - CEAF/RS vai mudar a forma das escalas dos jogos da Copa FGF, que começa nesta semana. O sorteio não será mais realizado, como em outros estado. Serão feitas audiências públicas. Segundo a comissão, a decisão tem por objetivo propiciar avaliação frequente dos árbitros, que serão indicados pela entidade.


Segundo apurou o peleiafc.com, nos bastidores do apito, havia um descontentamento com a forma das escalas, pois os árbitros dependiam da sorte nas bolinhas. Neste ano, já teve caso de árbitro que perdeu mais de cinco sorteios seguidos e, assim, não consegue ter ritmo.


De acordo com o presidente da CEAF/RS, Luiz Fernando Gomes Moreira, o novo formato trará mais rodagem para a arbitragem gaúcha. "Com o sorteio, o árbitro pode ficar de fora por várias partidas seguidas e, quando for apitar, estará fora de foco de jogo", declarou.


Para cada confronto, será definido um árbitro, dois auxiliares e um quarto árbitro. Neste ano, a Copa FGF será a única competição com o novo formato para definição de árbitros. Para 2022, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, Luciano Hocsman, e o presidente da CEAF/RS avaliarão quais competições serão feitas por sorteio ou audiência pública.


COPA FGF


A Copa FGF começa no dia 15 de setembro e terá 18 clubes participantes, divididos em três chaves de seis equipes, com jogos em turno e returno, totalizando dez rodadas na fase inicial. Classificam-se para as quartas de final os dois melhores colocados de cada chave e os dois melhores terceiros entre os três grupos. As fases eliminatórias de quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. O campeão da Copa FGF assegura vaga na Copa do Brasil 2022 e também disputa a Recopa Gaúcha 2022, com o Grêmio, campeão do Gauchão 2021.