Mudanças à Vista: Copa FGF pode ir para o 1º semestre e dar vaga na Copa do Brasil em 2026
- Peleia FC

- há 2 dias
- 2 min de leitura

Foto: Divulgação/FGF
A Copa FGF pode passar por uma significativa alteração de calendário e premiação em 2026. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, revelou a possibilidade de a competição ser antecipada para o primeiro semestre, ocorrendo antes da Divisão de Acesso, prevista para julho. Em entrevista à Rádio Universidade, de Pelotas, Hocsman explicou que as mudanças visam harmonizar o calendário:
"Existe a possibilidade sim, o calendário e as competições têm que conversar umas com as outras. E talvez fazer a Copa da FGF no primeiro semestre é uma possibilidade", declarou.
Retorno da Vaga para a Copa do Brasil?
Outra mudança discutida é a vaga nacional destinada ao campeão. Após o pedido dos próprios clubes para que a competição desse vaga na Série D do Brasileirão em 2025, Hocsman não descartou o retorno à premiação mais cobiçada, a Copa do Brasil e sua cota quase milionária na primeira fase.
"Quanto a Copa do Brasil, quem mencionou a possibilidade de ter na Copa FGF fui eu mesmo. Vamos verificar e se teremos mais uma vaga para jogar dentro da Copinha," disse o presidente.
Hocsman, contudo, defendeu que a FGF destine apenas uma vaga nacional por competição, encerrando o debate que ocorria quando o campeão podia escolher a premiação entre a Série D ou o Torneio da CBF:
"Eu prefiro dar uma vaga só ou Copa do Brasil ou Série D. Essa de deixar para o campeão escolher dava muita discussão e embate entre os clubes", finalizou.
Fato é que com a possibilidade de mais vagas na Copa do Brasil com aumento de participantes, está caindo de maduro para a Federação a oportunidade de fazer uma "Super Copa FGF" em 2026, atraindo mais participantes para a competição. A Copinha praticamente caiu no esquecimento esse ano. São apenas oito clubes na disputa, enquanto em outros estados o número é o dobro.






Comentários