No dia da Consciência Negra, jogador é vítima de injúria racial em jogo da Copa FGF
- Peleia FC

- há 55 minutos
- 2 min de leitura

O jogo de ida da semifinal da Copa FGF, que terminou empatado em 1 a 1 entre Brasil de Pelotas e Gaúcho no Estádio Bento Freitas, foi ofuscado por um grave caso de injúria racial. O zagueiro Luiz Fernando, do Gaúcho, alega ter sido vítima de insultos racistas por parte de torcedores do Brasil após o encerramento da partida, nesta quinta-feira (20).
Nota do Gaúcho e Boletim de Ocorrência
O Gaúcho emitiu uma nota oficial manifestando "firme e absoluto repúdio" ao ocorrido. O clube de Passo Fundo ressaltou a gravidade do episódio ter acontecido justamente no Dia da Consciência Negra.
"Ressaltamos que qualquer ato de racismo é inadmissível em qualquer dia, mas sua ocorrência justamente no Dia da Consciência Negra torna o fato ainda mais grave, simbólico e doloroso," diz parte da nota.
O clube prestou solidariedade total ao atleta e confirmou que Luiz Fernando se dirigiu à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas para registrar um boletim de ocorrência. O Gaúcho finaliza a nota reafirmando: "Racismo é crime e deve ser enfrentado com seriedade e firmeza."
Brasil de Pelotas Repudia e Anuncia Providências
O Brasil também se manifestou rapidamente, emitindo uma nota de repúdio. O clube Xavante informou que já está tomando as devidas providências para esclarecer o fato, em colaboração com as autoridades.
O Brasil confirmou que já identificou o torcedor responsável pelos insultos.
"Informamos que o clube tomou conhecimento do fato e já está trabalhando, junto às autoridades competentes, para esclarecer o que ocorreu e adotar todas as medidas cabíveis. O clube já identificou o torcedor," comunicou o Brasil.
A nota faz menção à história do Brasil, fundado por homens negros, para reforçar a postura inegociável da instituição no combate ao preconceito. O clube reiterou que atitudes discriminatórias "jamais serão toleradas dentro da nossa casa" e que continuará colaborando para que os fatos sejam punidos na forma da lei.






Comentários