top of page

Pelotas se manifesta sobre cânticos no sistema de som durante o Bra-Pel

Após o clássico BRA-PEL, do último sábado, realizado no estádio da Boca do Lobo, torcedores do Brasil de Pelotas denunciaram alguns cânticos com palavras de cunho racista. Como não é permitida a entrada de torcida nos jogos do Gauchão, os clubes tem utilizado sistema de som nos jogos.


Em nota, nesta terça-feira, o Pelotas se manifestou oficialmente. De acordo com documento, o clube contratou uma empresa de sonorização. O objetivo era apresentar cânticos para incentivar os seus jogadores.


"Infelizmente a empresa contratada também inseriu, ao arrepio do clube, cânticos provocativos ao clube adversário. Gostaríamos de frisar que a reprodução de cânticos com conteúdo provocativos ao adversário jamais foi o escopo da contratação", declarou o clube.


Ainda na nota, o Pelotas lamenta os "cânticos provocativos" ao Brasil de Pelotas e diz que não compactua com a atitude. A direção ainda pede desculpas pelo ocorrido.


Conforme o site globoesporte.com, o Pelotas será denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva da FGF devido a divulgação no sistema de som da palavra "macaco" durante os cânticos gravados. A denúncia será no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). "Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".


O clube pode ser multado entre 100 a 100 mil reais e, até perder pontos. Contudo, mesmo perdendo pontos, não corre risco de rebaixamento, pois o descenso foi retirado desta edição do estadual com a pandemia.


Confira a Nota do Pelotas na íntegra:


O Esporte Clube Pelotas vem a público se manifestar a respeito do fato ocorrido no clássico BraPel 364, realizado no dia 01/08/2020.


Por ser um jogo sem a presença de torcedores, em conformidade com as determinações das autoridades competentes, o clube optou por contratar uma empresa de sonorização terceirizada para apresentar cânticos dos nossos torcedores que deveriam ter como único objetivo incentivar nossos atletas para o clássico.


Infelizmente a empresa contratada também inseriu, ao arrepio do clube, cânticos provocativos ao clube adversário.


Gostaríamos de frisar que a reprodução de cânticos com conteúdo provocativos ao adversário jamais foi o escopo da contratação.


Registramos que, tendo em vista o apertado calendário ao que o clube foi submetido e a diminuição do seu quadro de colaboradores em decorrência da crise financeira agravada pela pandemia, não tivemos condições de revisar previamente o conteúdo dos cânticos apresentados.


De qualquer forma, reiteramos que o objetivo da contratação era de que os cânticos fossem de exclusivo incentivo aos nossos atletas.


Lamentamos a apresentação de cânticos provocativos ao nosso tradicional adversário, pois não compactuamos com atos hostis e/ou ofensivos a quem quer que seja.


Pelo ocorrido, o Esporte Clube Pelotas apresenta respeitoso pedido de desculpas aos desportistas, aos torcedores e profissionais dos dois clubes, a quem se sentiu ofendido e ao público em geral.

bottom of page