Presidente da CBF descarta Série E, mas Série D e Copa do Brasil deverão ter mudanças
- Peleia FC
- há 12 horas
- 1 min de leitura

Foto: Staff Images / CBF
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, prometeu uma reformulação completa no calendário do futebol brasileiro, com o objetivo de tornar a agenda mais "acessível" em um prazo de dois anos. Em entrevista ao SporTV, o dirigente defendeu a importância dos campeonatos estaduais e adiantou que a proposta final, com as mudanças, será apresentada em cerca de 50 dias.
"Estamos projetando uma reformulação de todos os campeonatos para que, em dois anos, tenhamos calendário mais acessível", afirmou Xaud.
O presidente da CBF foi enfático ao defender a valorização dos Estaduais, que, segundo ele, nunca deveriam ter sido prejudicados. "A redução dos estaduais era uma missão da CBF. Eu vim fazer um trabalho diferente e colocar o futebol brasileiro de volta aonde nunca deveria ter saído. Já dialoguei com os presidentes (de federações) que foram mais comprometidos com a redução de datas. Tivemos uma conversa com todos eles. Um dos campeonatos que mais teve esse impacto foi o Paulista. A CBF vai fazer de tudo para não prejudicar os estaduais. Eu não volto mais na minha decisão. São 11 datas e as federações terão que se adequar a isso", disse.
Xaud também adiantou que a Copa do Brasil e a Série D terão mudanças, mas descartou a criação de uma Série E, como havia sido proposto pela comissão nacional de clubes da Série D. A ampliação da Série D para 96 clubes, outra proposta apresentada, também não foi confirmada pelo dirigente.