Presidente Hocsman comenta sobre o futuro das competições das categorias de base

Além dos campeonatos profissionais, a pandemia do novo coronavírus atingiu também as competições das categorias de base. Na última semana, durante entrevista ao jornalista Tiago Nunes, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol comentou ao peleiafc.com sobre esses os campeonatos.


Luciano Hocsman revelou que duas competições não devem sair este ano. O Campeonato Gaúcho Sub-15 e Sub-17 deverão ser cancelados. Esses torneios envolvem um alto número de equipes e jovens. Pelo calendário normal, essas duas competições já teriam iniciado.


"Isso tem nos tirado também o sossego aqui. As categorias de base nós precisamos lembrar que a vida de um menor ou adulto tem o mesmo valor. Temos que cuidar que estamos lidando no sub-15 e sub-17 com crianças e adolescentes. Precisamos ter um cuidado maior. É muito provável que essas duas competições não aconteçam em 2020, até porque, o sub-17 tem entorno de 38 equipes. Imagina essas suas competições e as delegações transitando por todo o estado. Com esse número de equipes fica difícil esperarmos uma normalização do sistema de saúde para se começar essas competições", declarou o presidente da FGF.


O campeonato das categorias de base que deverá ser realizado é o Estadual Sub-20. A regional envolve um número bem menor de times. Em 2019, a competição teve 14 times.


"O sub-20 estamos trabalhando com a possibilidade de fazê-lo a partir do mês de outubro. Só estamos ajustando o nosso calendário. A gente tem uma possibilidade de fazer essa competição", afirmou Luciano Hocsman ao peleiafc.


Foto de capa: Juventude/Asessoria/Divulgação