A Federação Gaúcha de Futebol apresentou nesta quinta-feira ao governo do estado o protocolo oficial de retomada de jogos do Campeonato Gaúcho. No primeiro encontro com governador, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, tinha levado a ideia de um esboço.
No documento, a Federação começa relatando que em virtude da pandemia mundial do COVID-19, alinhada com as diretrizes dos órgãos de saúde em geral e também atenta às necessidades esportivas e financeiras de seus filiados, o torneio é responsáveis pela geração de 800 empregos diretos e inúmeros indiretos.
O plano contingencial é para a conclusão das últimas três rodadas da fase classificatória, das duas etapas finais do turno e, caso necessário, da finalíssima do Gauchão, totalizando 5 datas com possibilidade de mais 2 datas.
A entidade prevê terminar o estadual em 3 semanas (19/07 a 09/08). São diversas normas de segurança em saúde para a realizados dos jogos, todos sem torcida.
No documento, a federações enfatiza também que os jogadores não são considerados um grupo de risco para o desenvolvimento da forma severa da doença.
A entidade trabalha com uma redução drástica das pessoas envolvidas nos jogos. Antes da pandemia, uma partida tinha os seguintes números de pessoas trabalhando:
-Delegações 70 pessoas;
- Profissionais envolvidos no entorno do campo até 300 pessoas;
- Profissionais envolvidos na área interna do estádio até 2 mil pessoas;
Agora com o plano de contingenciamento, a FGF limitou o número de pessoas no entorno do campo, nas áreas internas e também no estádio. Confira:
- Jogos sem público;
- Delegações com no máximo 31 pessoas dividas em dois ônibus;
- Pessoas envolvidas na área do evento: 25;
- Áreas administrativas dos estádios: 25 pessoas (exceção dupla Gre-Nal e final com a dupla, caso ocorra)
Ainda segundo o protocolo apresentado ao governo do Rio Grande do Sul, os jogadores serão testados duas vezes nas fases de treinamentos. A FGF solicitará que todos os profissionais envolvidos na operação de jogo, dentre eles maqueiros, gandulas, profissionais da imprensa e demais envolvidos no protocolo de jogo sejam submetidos ao mesmo processo de testagem. As quatro equipes envolvidas nas finais do turno serão testadas mais uma vez e entrarão novamente em regime de concentração para os jogos restantes - semifinais e final (duas datas).
Os atletas ficarão, preferencialmente, em acomodações individuais nos hotéis ou, no máximo, dois atletas por quarto. A hidratação dos atletas deverá
ser de forma individualizada, utilizando-se de garrafas ou copo descartável.
Nas salas de coletiva, a FGF vai disponibilizar câmera para captação de imagem e som. Um jornalista da Federação com um número de WhatsApp previamente distribuído aos veículos de imprensa receberá uma pergunta de cada emissora de rádio e TV. Todos os presentes deverão utilizar máscaras de proteção e respeitar o distanciamento recomendado.
Duas cidades não vão receber jogos no retorno do estadual: Erechim e Ijuí. Já Pelotas terá apenas uma partida, o clássico BRA-PEL. Os demais confrontos serão em Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo. Confira:
JOGOS NAS SEGUINTES CIDADES
PORTO ALEGRE
Estádio Francisco Novelletto
São José x Novo Hamburgo
Beira-Rio
Inter x Grêmio
Inter x Aimoré
Arena
Grêmio x Ypiranga
São Luiz x Brasil-Pel
SÃO LEOPOLDO
Estádio Cristo Rei
São Luiz x São José
Aimoré x São Luiz
NOVO HAMBURGO
Estádio do Vale
Novo Hamburgo x Aimoré
Brasil-Pel x Juventude
Novo Hamburgo x Grêmio
CAXIAS DO SUL
Estádio Centenário
Ypiranga x Esportivo
Caxias x Pelotas
Pelotas x São José
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude x Caxias
Juventude x Esportivo
BENTO GONÇALVES
Estádio Montanha dos Vinhedos
Esportivo x Inter
Esportivo x Caxias
PELOTAS
Estádio Boca do Lobo
Pelotas x Brasil-Pel
