Quatro campeonatos começam na Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha, que inicia nesta segunda-feira (13), tem a tradição de abrir os festejos pelo 20 Setembro, data que recorda o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 1835. Neste ano, o futebol também poderá se sentir ainda mais incluído nesse momento especial de celebração. Justamente no mês em que é exaltado o orgulho gaúcho, quatro competições estaduais irão começar.


Copa FGF - Nesta edição, que começa dia 15, o torneio levará o nome de Dirceu de Castro, ex-presidente do Cruzeiro, que faleceu devido à Covid-19. Serão 18 clubes, divididos em três chaves de seis equipes, com jogos em turno e returno. Classificam-se para as quartas de final os dois melhores colocados de cada chave e os dois melhores terceiros entre os três grupos. As fases de quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. O campeão assegura vaga na Copa do Brasil 2022 e disputa a Recopa Gaúcha 2022, com o Grêmio, campeão do Gauchão 2021.


Gauchão Sub-17 - O Estadual da categoria começa em 18 de setembro com 15 clubes divididos em três grupos com cinco equipes em cada. Os jogos serão em turno e returno, totalizando seis rodadas na fase inicial. Classificam-se para as quartas de final os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. As fases de quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.


Gauchão Sub-20 - Também no próximo sábado (18), começa o Campeonato Gaúcho Sub-20. Serão 28 clubes divididos em quatro grupos com sete equipes em cada. Os jogos serão em turno e returno. Classificam-se para as oitavas de final os quatro melhores de cada chave. As fases eliminatórias de oitavas, quartas e semifinal serão disputadas em jogo único. A final terá duas partidas, sem gol qualificado como critério de desempate.


Gauchão Feminino - O campeonato começa em 19 de setembro com oito clubes divididos em dois grupos, com jogos em turno e returno, totalizando seis rodadas na fase inicial. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais, a serem disputadas em partidas de ida e volta. A decisão do terceiro lugar e a grande final serão realizadas em jogo único. O Gauchão Feminino tem uma nova identidade visual e um novo slogan: "campeãs de uma mesma paixão".


Texto: Lucas Rizzati/FGF

Arte: FGF