Riograndense-SM volta a disputar uma competição da FGF

Após 4 anos afastado das atividades do futebol gaúcho, o Riograndense de Santa Maria está retornando aos gramados do interior. O time confirmou presença no seu primeiro campeonato oficial organizado pela Federação Gaúcha de Futebol. O Periquito da região central jogará o Gauchão Sub-20 e terá Lucas Fossati como técnico da equipe.


Em 2017, o Riograndense abandonou a Terceirona Gaúcha em meio a competição, pois não tinha a liberação do seu estádio para mandar os jogos. Assim, o clube foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva com dois anos de afastamento de competições da FGF.


O tempo passou, mas o time não conseguiu jogar um campeonato, pois precisa fazer obras no estádio dos Eucaliptos. Diversas melhorias tiveram de ser realizadas na casa esmeraldina para estar apta a receber as partidas. O clube se adequou as normas da CBF. Até uma arquibancada atrás da goleira teve de ser destruída para aumentar a distância do campo para o alambrado.


A torcedora e médica Maria de Lourdes Pinto Trindade assumiu a presidência do clube neste ano e começou a organizar os diversos setores do estádio. Nos últimos meses, o clube inaugurou as novas dependências, como: Departamento médico, Departamento de Esportes e Academia. O próximo passo é dar início a nova secretaria. Toda parte interna do estádio ganhou novo calçamento com ruas homenageando colaboradores do clube.


>>> GAUCHÃO SUB-20


A competição terá início no dia 11 de setembro, com término previsto para 4 de dezembro.


Serão 28 clubes divididos em quatro grupos com sete equipes em cada. Os jogos serão em turno e returno, totalizando 12 rodadas na fase inicial. Classificam-se para as oitavas de final os quatro melhores de cada chave.


As fases eliminatórias de oitavas, quartas e semifinal serão disputadas em jogo único. A final terá duas partidas, sem gol qualificado como critério de desempate.


Confira os grupos e os clubes participantes:


Grupo A: Ypiranga, Passo Fundo, Santo Ângelo, União Frederiquense, Carazinho, Riograndense (Santa Maria) e Cruz Alta


Grupo B: Sul Brasil, 12 Horas, Riopardense, São Gabriel, União Harmonia, Jaú e Nacional


Grupo C: Nova Prata, Apafut, Garibaldi, Juventude, Caxias, Marau e Internacional


Grupo D: Novo Hamburgo, São José, Cruzeiro, Riograndense (Rio Grande), Grêmio, Brasil (Pelotas) e Gramadense


Foto: Tiago Nunes/Peleia FC/Arquivo