Segundo site, Globo desiste dos estaduais em TV aberta


O Blog Notícias da TV, do jornalista Daniel Castro, do site UOL, informou que a principal emissora de televisão do país está desistindo dos estaduais. O único campeonato regional que ainda será transmitido é o Pernambucano, pois o contrato termina em 2022.


A emissora negocia ainda a transmissão de alguns campeonatos no canal fechado, o Premiere, e teria interesse no Campeonato Gaúcho. Conforme o site, a Globo terá o menor número de jogos do futebol nacional na sua programação desde 1991. O foco na TV aberta será para a Copa do Mundo, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A e B.


A emissora já divulgou ao mercado publicitário que terá 48 datas de transmissões em 2022, sendo 38 do Brasileirão e 10 do mata-mata da Copa do Brasil. Seleção Brasileira e Copa do Mundo não entram nesta lista e são vendidos separadamente.


Um dos motivos para desistência é o alto valor pago para campeonatos que demoram a dar bons números de audiência. No último Paulistão, a Globo pagou 200 milhões pelos direitos.


Por enquanto, a Federação Gaúcha de Futebol ainda não fechou os direitos de transmissão do Gauchão 2022. Mas é muito provável que o regional tenha uma "casa nova" na TV Aberta. Outro ponto será a redução dos valores pagos aos clubes pelos direitos de transmissão.