top of page

Surge uma nova fórmula de disputa para o Gauchão 2026

ree
Foto: FGF/Divulgação

O Campeonato Gaúcho de 2026 está prestes a passar por uma reformulação para se adequar à redução de datas no calendário nacional para os estaduais. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deve oficializar um novo formato para a temporada que vem.


O novo modelo, que será apresentado e formalizado no Congresso Técnico da próxima segunda-feira, dia 10, em Porto Alegre, prevê a seguinte estrutura:


Estrutura da Competição


  • Fase Classificatória: Os 12 clubes serão divididos em dois grupos de seis equipes cada.


  • Clássicos Garantidos: Um grupo enfrentará o outro em turno único. Esta divisão estratégica garantirá que os principais clássicos do estado — como Gre-Nal (Grêmio e Inter) e Ca-Ju (Juventude e Caxias) — aconteçam já na primeira fase, com os rivais em grupos distintos.


  • Total de Jogos na 1ª Fase: Cada clube disputará seis jogos.


Fases Finais e Novidades


  • Quartas de Final: Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único.


  • Semifinal e Final: Serão realizadas em confrontos de ida e volta.


  • Taça Farroupilha: Os clubes eliminados nas quartas de final disputarão a Taça Farroupilha, valendo vaga na Copa do Brasil.


Luta Contra o Rebaixamento


  • Os dois últimos colocados de cada grupo (total de quatro equipes) disputarão o quadrangular contra o rebaixamento, definindo quem cairá para a Divisão de Acesso, assim como foi nesta forma.


O Congresso Técnico da FGF na próxima segunda-feira será o palco da formalização deste novo formato e da divulgação da tabela completa de jogos.

 
 
 

Comentários


© Copyright
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page