Surge uma nova Série C! Clubes aprovam mudança na fórmula

Os clubes que participam da Série C do Campeonato Brasileiro realizaram, nesta sexta-feira (4), o conselho técnico da competição para 2022. Durante a reunião, que aconteceu de forma virtual, os presidentes das 20 equipes decidiram democraticamente por uma mudança no formato de disputa da Série C.


A partir de 2022, a primeira fase da Série C terá um turno único. Os 20 clubes se enfrentam e os oito melhores avançam para a segunda fase. Nesta, eles serão divididos em dois grupos, com quatro times cada, para confrontos de ida e volta dentro de cada chave. Os dois melhores de cada quadrangular garantem vaga na Série B de 2023, e os líderes de cada grupo avançam para disputar o título na final, em duelo de ida e volta.


Ao todo, serão 216 partidas, com 27 datas para a disputa da Série C. O campeonato tem início previsto para o dia 9 de abril e término para o dia 9 de outubro. A tabela será divulgada posteriormente pela Diretoria de Competições da CBF.


O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, comentou a decisão dos clubes pela mudança do formato.


"É gratificante para a CBF poder atender à demanda dos clubes, ainda que isso exija da entidade um investimento maior. O conselho técnico ocorreu em ambiente democrático, onde todos puderam se manifestar e a escolha da maioria foi acolhida por todos. A Série C ganha mais datas, mais atratividade e isso é fruto da união da CBF, das Federações Estaduais e dos clubes em busca da melhor solução para todos", disse Ednaldo Rodrigues.


Sistema de disputa da Série C em 2022


Primeira Fase

20 clubes em turno único (19 datas)


Segunda Fase

8 clubes em dois quadrangulares; confrontos de ida e volta dentro do próprio grupo (6 datas)


Final

Os líderes de cada quadrangular se enfrentam em um confronto de ida e volta (2 datas)


Acesso

Os dois melhores times de cada quadrangular garantem vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2023


Rebaixamento

Os quatro piores colocados da Primeira Fase serão rebaixados para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro em 2023


Datas e jogos

27 datas (26 em 2021)

216 jogos (206 em 2021)


Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação