Tabela do Gauchão 2026 revela curiosidades e confrontos históricos
- Peleia FC

- 25 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou o calendário do Gauchão 2026, revelando o caminho dos 12 clubes na primeira fase da competição. A nova fórmula de grupos cruzados traz curiosidades e confrontos de peso que marcarão o Estadual.
Mandos de Campo e Desafios Jurídicos
O Gauchão 2026 terá estreias e retornos importantes:
Monsoon em Porto Alegre: O clube que recentemente transferiu sua sede para Capão da Canoa mandará seus jogos no Estádio Francisco Novelletto (Porto Alegre). O primeiro jogo em casa será logo na segunda rodada, diante do Internacional.
Inter-SM e a Punição: Após quase 15 anos, o Inter de Santa Maria voltará a jogar a Série A no Estádio Presidente Vargas. A primeira partida em casa será na segunda rodada, contra o São Luiz. Contudo, devido à condenação de dois jogos de punição (incidentes na final da Série A2), o clube terá de jogar de portões fechados, mas a direção promete recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro.
Retornos de Clássicos e Ausência de Gigantes
A tabela confirmou retornos emocionantes e a distribuição dos jogos dos clubes da capital:
Grêmio na Fronteira após 40 Anos: O Guarany de Bagé receberá o Grêmio no Estádio Estrela D’Alva na quarta rodada. Este será o primeiro duelo na fronteira entre os clubes em 40 anos, já que nas últimas edições, o Guarany enfrentou apenas o Inter.
Clássico do Interior: O tradicional confronto entre Juventude e Caxias ocorrerá no Estádio Alfredo Jaconi, na quarta rodada, no final de semana de 21 e 22 de janeiro.
Sem Gigantes em Casa: Nem o Inter de Santa Maria nem o campeão da Série A2, Novo Hamburgo, receberão Grêmio ou Inter em casa na primeira fase. O Inter-SM enfrentará o Juventude em Santa Maria e jogará contra o Inter no Beira-Rio (quarta rodada). O Novo Hamburgo pegará apenas o Inter na abertura do Estadual, também no Beira-Rio, e receberá o Juventude no Estádio do Vale.
Fase Final e Clássico Grenal
O Gauchão terá sua primeira fase definida até 1º de fevereiro.
Grenal: O maior clássico do estado será disputado na penúltima rodada da primeira fase, no Estádio Beira-Rio, no final de semana de 24 ou 25 de janeiro.
Fase de Mata-Mata: Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final. Os eliminados nas quartas disputam a Taça Farroupilha, valendo vaga na Copa do Brasil. Os dois últimos na classificação geral disputam o torneio da morte contra o rebaixamento.






Comentários