top of page

Tupi é denunciado pelo TJD e pode perder pontos na Divisão de Acesso

Foi publicado nesta sexta-feira o edital de intimação do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). No documento consta uma denúncia contra o Tupi de Crissiumal por suposta escalação irregular na Divisão de Acesso.


A partida em questão foi a vitória do Tupi sobre o Brasil de Farroupilha, por 2 a 1, na quinta rodada da competição. A polêmica envolve um atleta escalado de forma irregular. Na primeira rodada da Série A2, o Tupi teve um jogador expulso. Ele cumpriu a automática na segunda rodada.


Entretanto, a expulsão gerou um julgamento no TJD e o atleta pegou dois jogos de punição. Ele cumpriu apenas um jogo e entrou em campo dias após o julgamento na partida contra o Brasil, quando deveria cumprir o segundo jogo. Desta forma, outros três clubes entraram no TJD contra o time de Crissiumal.


O Tupi foi denunciado no artigo 214, que fala em incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. O julgamento ocorre na terça-feira, dia 20, às 15h.


A pena é perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). O clube também é citado em dois incisos e também perderia os pontos da vitória objetiva. Assim, seriam seis pontos. Ainda conforme o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o resultado da partida será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem.


Foto: Angelo Pieretti/FGF

bottom of page