Técnico gaúcho acumula 12 títulos nos últimos três anos na base do Atlético-MG
- Peleia FC

- há 11 horas
- 2 min de leitura

Foto: Fabio Pinel/Assessoria/Atlético-MG
O técnico Henrique Teixeira, de 35 anos, natural de Porto Alegre, vem se consolidando como um dos nomes da nova geração de treinadores. Atualmente, ele comanda a equipe Sub-17 do Clube Atlético Mineiro, uma das principais vitrines da formação de atletas no futebol brasileiro e colhe bons resultados.
Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Teixeira possui Licença A pela CBF Academy e é mestre em Treino de Alto Rendimento – Futebol pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, em Portugal. A formação acadêmica se reflete em um perfil de trabalho estruturado, com foco no desenvolvimento técnico, tático e comportamental dos atletas.
Ao longo da carreira, acumulou passagens por clubes tradicionais como Grêmio, Futebol Clube Infesta (Portugal), Sport Lisboa e Benfica, onde atuou como estagiário na Escola do Estádio da Luz. No Grêmio, exerceu funções de treinador e auxiliar técnico em diversas categorias, do Sub-11 ao Sub-19.
No Atlético-MG, além da atual função no Sub-17, também comandou a equipe Sub-15. O trabalho desenvolvido nos últimos anos se traduz em números expressivos: em 2023, Henrique disputou seis competições, conquistando cinco títulos; em 2024, foram sete campeonatos e quatro títulos; já em 2025, a equipe participou de cinco competições, com três conquistas. Ao todo, são 18 competições disputadas e 12 títulos conquistados no período.
"O ano de 2025 para nós foi muito bom, nós disputamos cinco competições, ganhamos três títulos e jogamos duas semifinais, saindo nos pênaltis. Então, competimos num nível muito alto contra equipes do cenário nacional e internacional, então tivemos resultados muito bons. Além disso, a gente teve qualidade no jogo que jogou, então também chegamos a esse patamar e conseguimos disputar nesse nível porque tivemos qualidade no jogo, porque conseguimos ter uma forma de jogar muito boa e que nos fazia dominar os jogos", comentou o treinador, que completou:
"A gente espera para 2026 é continuar dessa forma, disputar e estar sempre chegando em todas as competições. E além disso, a gente quer consolidar a categoria de base do Atlético como um clube protagonista no cenário nacional e por isso a gente precisa manter essa qualidade, precisa se manter colocando jogadores no profissional e se manter como um clube onde as pessoas vão perceber que o trabalho aqui está tendo qualidade, está conseguindo ter bons resultados".
Entre os principais títulos da carreira estão competições tradicionais das categorias de base, como a Copa 2 de Julho, BH Cup, IberCup Brasil e Portugal, Copa Benfica/Coimbra, Surf Cup Salou (Espanha), além de títulos estaduais e nacionais, incluindo o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Mineiro Sub-17 na atual temporada.
TÍTULOS
2023
6 competições disputadas
5 títulos conquistados
• Copa Benfica/Coimbra
• Copa 2 de Julho
• BH Cup
• Campeonato Mineiro
• Surf Cup Salou (ESP)
2024
7 competições disputadas
4 títulos conquistados
• Surf Cup Salou (ESP)
• Coffe Tournament (Brasil)
• Copa Benfica/Coimbra
• Copa Brasileirinho
2025
5 competições disputadas
3 títulos conquistados
• Copa Alcans
• Campeonato Brasileiro Sub-17
• Campeonato Mineiro Sub-17
Total (2023–2025)
18 competições disputadas
12 títulos conquistados






Comentários