top of page

União-FW firma parceria com universidades para testagem em elenco

A fim de cumprir rigorosamente com os protocolos sanitários elencados para a disputa da Divisão de Acesso, o União Frederiquense firmou uma parceria com duas universidades da região que vem se destacando no combate ao coronavírus: a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões (UFSM-PM) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen (URI-FW).


Integrantes da direção estiveram reunidos com representantes do laboratório de Microbiologia da UFSM-PM nesta semana, para estabelecer os últimos detalhes desta parceria, que irá fornecer os resultados dos testes, no máximo, até 24h após a coleta. No encontro, o União Frederiquense foi representado pelo presidente Vinícius Girardi; pelo Vice-Presidente de Futebol Profissional, Celson de Oliveira; pelo Vice-Presidente de Esportes Amadores, Edison Cantarelli; e pelo gerente de futebol, Rodrigo Rodrigues, enquanto a Universidade foi representada pelo vice-diretor e coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva, Daniel Graichen, e pela professora e também coordenadora do projeto, Terimar Moresco.


Todos os testes serão feitos semanalmente em Frederico Westphalen, e entregues em Palmeira das Missões, cumprindo uma das exigências para a disputa da competição. Os profissionais da universidade de Palmeira das Missões estarão, em breve, em Frederico Westphalen para uma análise dos locais de circulação dos atletas e para orientar sobre os procedimentos que serão adotados. A coleta dos exames será realizada pelos profissionais da URI-FW, e o União Frederiquense será o responsável pelo transporte à universidade.


Conforme previsto no protocolo sanitário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) “os clubes devem atestar à FGF através do médico os resultados dos exames de COVID-19 dos atletas e comissão técnica (RT-PCR, sorológico para detecção de Imunoglobulinas G (IGG) ou teste sorológico de anticorpos neutralizantes), com antecedência mínima de 12h antes de cada partida”.


– Estamos extremamente preocupados com a segurança dos atletas e todos os envolvidos na Divisão de Acesso deste ano, por isso contamos com o apoio desta duas instituições que, além de qualificar novos profissionais para o mercado, oferecem esta contrapartida para a sociedade com testes confiáveis e rápidos. O apoio das universidades será fundamental para o União Frederiquense nesta temporada e agradeço aos diretores por esta parceria – ressaltou o presidente do clube, Vinícius Girardi.


Ambas as universidades têm oferecido à comunidade a possibilidade de realizar testes de covid-19 com tecnologias inovadoras e rápidas, que proporcionam mais segurança durante este difícil momento vivido atualmente.

bottom of page