top of page

União Harmonia completa um mês de treinos e sonha com vaga na Copa do Brasil

O União Harmonia se prepara para disputar a Copa Ibsen Pinheiro, último torneio oficial da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em 2020. Na quarta-feira, o elenco completou um mês de atividades visando a competição.


Depois de seis meses inativo, em virtude da pandemia de Covid-19, o clube voltou com treinos físicos em 28 de setembro. Pouco depois, os jogadores foram a campo. No sábado o time fará seu último jogo-treino desta pré-temporada. Até aqui derrota por 2 a 1 para o Novo Horizonte, adversário na Copinha, e empate por 3 a 3 com o Demari, equipe amadora de Porto Alegre.


O grupo de atletas está quase completo. O clube terá 25 jogadores no torneio, que permite apenas 17 relacionados para os jogos. O técnico é Cléu Fontoura, também vice-presidente do clube. “Optamos por soluções caseiras para garantir condições financeiras de jogar. Nosso grupo é formado por atletas locais, e a maioria deles nunca disputou competição profissional”, destaca o treinador.


Além da gurizada, porém, o grupo tem alguns atletas experientes. Juan Castro, 27 anos, primo do campeão mundial Ronaldinho, tem se destacado na curta pré-temporada. Henrique Corrêa, 27, tem passagens por Inter, São José, Inter-SM e Marau. O próximo a chegar é Diogo Bahia. O lateral-direito de 29 anos estava no Toledo (PR), disputando a Série D do Brasileirão. Nas últimas três temporadas, atuou pelo Passo Fundo.


Prevista para iniciar em 8 de novembro e terminar no final de dezembro, a Copa Ibsen Pinheiro reúne clubes das três divisões do Rio Grande do Sul e dará ao campeão vaga na Copa do Brasil 2022. São 11 equipes divididas em duas chaves, e os dois primeiros colocados de cada avançam às semifinais. O Harmonia está no grupo B, com São José, Riopardense, Novo Horizonte, Santa Cruz e Bagé. O grupo A tem Nova Prata, Inter-SM, Santo Ângelo, Passo Fundo e Marau.


A tabela ainda não foi divulgada pela FGF. Os enfrentamentos serão dentro das chaves, em turno único. Ou seja, o Harmonia disputará, no mínimo, cinco partidas. Os mata-matas das semifinais e final serão em jogos de ida e volta.


Cuidados com a saúde


Durante a videoconferência que confirmou a competição, os clubes se comprometeram a cumprir à risca as recomendações dos órgãos governamentais e a observar todo o protocolo exigido pelas autoridades na área da saúde.


As agremiações serão responsáveis por aplicar testes para detecção da Covid-19 no grupo de atletas, na comissão técnica e nos demais envolvidos. Os laudos serão exigidos pela Federação antes de o campeonato ter início e, depois, a cada duas rodadas.


O Harmonia fez parceria com uma farmácia do bairro, que disponibilizará os testes.


O Verdão de Canoas deverá mandar seus jogos no Complexo Esportivo Santos e Schein, no Mato Grande, bairro vizinho do Harmonia. Será a segunda competição profissional do clube que, ano passado, jogou a Copa Seu Verardi. Este ano os canoenses participariam da Terceirona, que foi cancelada.


Fotos: Moreno Carvalho/Ponto Multimídia

bottom of page