Vinicius Ed é o novo zagueiro do Esportivo para a Série A2 do Gauchão 2026
- Peleia FC
- há 22 horas
- 2 min de leitura

O Esportivo iniciou a sua quarta semana de pré-temporada com novidades para o setor defensivo. A diretoria alviazul confirmou oficialmente a contratação do zagueiro Vinícius Eduardo, conhecido no cenário esportivo como Vini Ed, de 27 anos. O atleta desembarca na Serra Gaúcha vindo da Tuna Luso, do Pará, clube pelo qual disputava a Série D do Campeonato Brasileiro.
Vini Ed possui uma trajetória rodada pelo futebol nacional, acumulando experiências por tradicionais equipes do interior paulista, além de passagens pelas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Ele iniciou a sua carreira profissional em 2019, defendendo as cores do Joseense (SP). Ainda no estado de São Paulo, o defensor vestiu as camisas de equipes como Primavera, Olímpia, Itapirense e Penapolense.
Entre as temporadas de 2023 e 2025, o atleta consolidou-se como peça importante do Manauara (AM), clube pelo qual disputou edições consecutivas da Série D nacional e conquistou o vice-campeonato do Campeonato Amazonense em 2023. No segundo semestre daquele mesmo ano, o zagueiro também teve uma passagem pelo Operário VG (MT). Mais recentemente, além de defender a Tuna Luso em duas oportunidades (2025 e 2026), Vini Ed atuou pelo Goiatuba (GO) durante o campeonato estadual do início deste ano.
O Esportivo será o primeiro clube que o zagueiro irá defender no Rio Grande do Sul e em toda a região Sul do Brasil. O jogador já se integrou ao restante do elenco comandado pela comissão técnica para dar sequência aos trabalhos físicos e táticos com foco total na busca pelo acesso à elite do futebol gaúcho.
Ficha Técnica
Nome Completo: Vinícius Eduardo (Vini Ed)
Idade: 27 anos
Posição: Zagueiro
Último Clube: Tuna Luso (PA)
Principais Clubes Anteriores: Manauara (AM), Goiatuba (GO), Operário VG (MT), Primavera (SP) e Joseense (SP).
Destaques no Currículo: Vice-campeão amazonense (2023) e disputas de Série D.
.png)