É CAMPEÃO! Brasil conquista a Copa Ruy Carlos Ostermann com Bento Freitas lotado
- Peleia FC

- 30 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

Foto: Max Peixoto/FGF
A noite deste domingo (30) no Estádio Bento Freitas foi a materialização perfeita da frase eternizada por Ruy Carlos Ostermann: "não há estádio mais humano do que o Bento Freitas". Em meio à paixão e arquibancadas lotadas, o Brasil de Pelotas sagrou-se campeão da Copa FGF – Professor Ruy Carlos Ostermann, vencendo o Aimoré por 2 a 0 (3 a 1 no agregado).
O destino, que havia guiado a final para o palco da histórica frase do jornalista homenageado, assistiu a uma grande festa da torcida Xavante.
O Título Definido no Primeiro Tempo
Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida, em São Leopoldo, o Brasil de Pelotas resolveu a decisão nos primeiros 45 minutos com o apoio massivo de sua torcida. O Xavante foi para o vestiário com a vantagem confortável de 2 a 0, graças aos gols de Murilo e Wesley Santos.
O segundo tempo foi de gestão do resultado, com o time administrando a vantagem e celebrando o título no caldeirão do Bento Freitas.
Um Título que Marca a Transição Xavante
A conquista da Copa FGF é um marco para o clube, pois encerra com chave de ouro a sua fase de agremiação. A partir de 2026, o Brasil de Pelotas iniciará sua jornada como SAF (Sociedade Anônima do Futebol), sob o comando do ex-jogador e ídolo da Seleção Brasileira, Emerson, natural de Pelotas. Com a vitória, o Xavante garante duas recompensas importantes:
Vaga na Série D: O título da Copa FGF dá ao Brasil uma vaga direta na Série D do Campeonato Brasileiro, liberando a vaga que o clube teria pelo Ranking da CBF para o Moto Club do Maranhão.
Recopa Gaúcha: O Brasil se credencia para disputar a Recopa Gaúcha de 2026 contra o Internacional.






Comentários