Árbitro relata em súmula invasão de campo e 18 minutos de paralisação em jogo do Gauchão

A partida entre São José e Pelotas, pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho, terminou com muita confusão e reclamação contra a arbitragem. Até os 43 minutos do segundo tempo, o São José se encaminhava para uma vitória em cima do Lobo, quando o rumo da partida mudou. Em um lance em que o goleiro Fábio espalma a bola, a arbitragem viu gol. Após seis minutos veio a confirmação do empate dos visitantes, mas o jogo ficou 18 minutos paralisados, conforme a súmula da partida.


No documento oficial da partida, disponível publicamente no site da FGF, o árbitro Douglas Schwengber Da Silva relata ainda que houve a abertura de portas com acesso ao campo e invasão de pessoas desconhecidas pela arbitragem. O árbitro afirma que precisou do policiamento em campo. Ao sair do gramado, sob a proteção da Brigada Militar, o juiz detalha nova invasão de campo de pessoas com celular na mão, supostamente mostrando o lance polêmico.


Confira na íntegra o relato do árbitro na súmula:


"Aos quarenta e quatro minutos do segundo tempo após a confirmação de um gol para o EC Pelotas, o jogo ficou paralisado cerca de dezoito minutos até que todos envolvidos na partida posicionassem em seus lugares, o policiamento precisou entrar em campo para os jogadores de ambas as equipes se distanciarem do quarteto de arbitragem. Portas que dão acesso ao campo de jogo foram abertas e ouve acesso de pessoas que serão identificadas pelo delegado da partida, as mesmas permaneceram na área de competição. Aproximei-me a linha lateral do campo de jogo para pedir que os jogadores sentassem e que fechassem as portas de acesso ao campo de jogo, neste momento o treinador Hélio Vieira, disse: Douglas acaba logo esse jogo pra não dar mais problemas. Logo após as portas de acesso ao campo se fecharem. Reiniciei o jogo. Após o final do jogo com o policiamento fazendo nossa proteção, jogadores e comissão técnica vieram ao nosso encontro, protestando contra nossa decisão. O técnico Hélio Vieira disse: tu errou feio, acabou tua carreira, esse cara vai ser uma âncora na tua carreira. Começou um principio de tumulto entre as duas equipes próximo ao reservado técnico, que logo cessou. Ao nos deslocarmos para o vestiário pessoas que não conseguimos identificar invadiram o campo de jogo, várias pessoas ficaram nos aplaudindo e mostrando celular ate nós retiramos do campo de jogo."