"Na Sul-Sudeste, o clube da Série A do Brasileirão tem a opção de não jogar", afirma presidente da FGF
- Peleia FC
- há 15 horas
- 2 min de leitura

Foto: Max Peixoto/FGF
A criação da Copa Sul-Sudeste pela CBF para a temporada de 2026 trouxe uma nova dinâmica ao calendário do futebol brasileiro, mas também abriu espaço para incertezas nos bastidores. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, esclareceu os critérios de classificação e revelou um detalhe importante: clubes da Série A do Brasileirão possuem a prerrogativa de não disputar o torneio.
A declaração coloca o Caxias em estado de atenção. Caso o Internacional decida não participar da competição regional, a vaga herdada por classificação no Gauchão 2025 passará diretamente para o clube do Estádio Centenário.
Entenda o critério de vagas
Segundo Hocsman, a hierarquia de competições para os clubes gaúchos em 2026 segue uma ordem de chamada baseada no desempenho do último estadual. O Rio Grande do Sul possui atualmente cinco vagas para a Copa do Brasil, além das vagas para a Série D e a Copa Sul-Sudeste.
"O Gauchão atualmente manteve o número de vagas pelo ranking. São cinco vagas (Copa do Brasil), mais duas de Copa Sul-Sudeste e duas de Série D. Os quatro primeiros estão garantidos na Copa do Brasil e a quinta vaga fica com o campeão da Taça Farroupilha. Na Sul-Sudeste, o clube da Série A do Brasileirão tem a opção de não jogar", explicou o mandatário da FGF.
O "Sim" ou "Não" do Colorado
Pela classificação do Gauchão 2025, os representantes gaúchos na Copa Sul-Sudeste seriam Internacional e Juventude. No entanto, devido ao calendário apertado e a falta da Sul-Sudeste ser um atrativo com grandes clubes, o Colorado ainda não se manifestou oficialmente à Federação a sua posição.
Se o Inter optar pela desistência, o regulamento prevê que a vaga seja repassada ao próximo clube melhor colocado na ordem de chamada pelo Gauchão e que não esteja em alguma competição internacional. Nesse cenário, o Caxias aparece como o principal beneficiado, ganhando um calendário de nível regional no primeiro semestre.
Como funciona a "Fila" do Gauchão:
Copa do Brasil: 4 primeiros colocados + Campeão da Taça Farroupilha.
Copa Sul-Sudeste: 2 vagas (considerando a ordem de classificação e a opção de desistência de clubes da Série A).
Série D: 2 vagas (para clubes sem divisão nacional).


