Novo técnico do Juventude assume com desafio imediato de "Reconstrução do Elenco"
- Peleia FC

- 16 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Foto: Fernando Alves/Juventude
O ano de 2026 já começou no Estádio Alfredo Jaconi. O Juventude apresentou oficialmente, na manhã desta terça-feira (16), Maurício Barbieri como novo comandante da equipe principal. Junto com o treinador, chegam para integrar a comissão técnica Diego Favarin, como auxiliar-técnico, e Gustavo Araújo, como preparador físico. A pré-temporada alviverde está marcada para iniciar no dia 26 de dezembro. Ao todo, quase 24 atleta possuem contrato no fim, como Nenê. Outros 10 seguem para a temporada que vem, como atacante Taliari, o volante Mandaca, o zagueiro Rodrigo Sam e o lateral Igor Formiga.
Em sua primeira coletiva na sala de imprensa Dante Andreis, Barbieri traçou o cenário de seu início de trabalho, que será marcado por uma profunda reformulação do grupo de atletas.
Foco na Reconstrução
O técnico classificou o momento atual do clube como de "reconstrução do elenco," algo que ele considera habitual após um acesso ou descenso.
"Estamos num momento de reconstrução do elenco, que é algo habitual toda vez que uma equipe tem um acesso ou um descenso, enfim. Vamos ter que reconstruir um elenco porque o número de saídas vai ser muito grande, o número de chegadas vai ser muito grande," comentou Barbieri.
Urgência e Calendário Gaúcho
Barbieri destacou o pouco tempo que a comissão técnica e a diretoria têm para serem assertivos nas contratações antes dos primeiros compromissos oficiais. O calendário do Campeonato Gaúcho exige rapidez na preparação:
"A gente precisa ser capaz de ser muito assertivo, porque temos um cenário de pouco tempo até a apresentação e um cenário de pouco tempo até a estreia do estadual. A gente praticamente vai jogar toda a primeira fase do estadual do dia 10 de janeiro até o primeiro dia de fevereiro," destacou.
Ao final, o treinador pediu paciência e compreensão à torcida, ressaltando que uma reconstrução não se faz da noite para o dia:
"É uma reconstrução de elenco, isso precisa ficar claro e a gente precisa que o clube, que a torcida e a cidade também entenda isso. Vai ser muito difícil que a gente consiga acertar numa primeira janela tudo aquilo que a gente espera. Não funciona assim no futebol," concluiu o treinador.






Comentários