Torcedor do Veranópolis é detido após caso de injúria contra segurança do Inter SM
- Peleia FC
- há 17 horas
- 1 min de leitura

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo se uniram para repudiar e investigar uma denúncia de racismo ocorrida na tarde deste domingo (17), durante a partida entre Inter de Santa Maria e Veranópolis, pela semifinal da Divisão de Acesso. Um segurança que trabalhava no Estádio Presidente Vargas foi alvo de manifestações racistas por parte de um torcedor da equipe do Veranópolis, que estava em um espaço reservado pela direção do Inter SM. O caso foi registrado também na súmula da partida pelo árbitro Jean Pierre. Ele disse que o fato ocorreu no intervalo, mas não presenciou e foi informado por um observador de intolerância racial.
O agressor foi prontamente identificado e detido. Ele foi levado à delegacia, onde a denúncia foi formalizada por meio de um boletim de ocorrência e do registro em súmula. Segundo a nota oficial, o caso está sob investigação e as "providências necessárias já estão em andamento para apuração dos fatos e encaminhamento às instâncias competentes".
A FGF e a Odabá reforçaram seu compromisso com o combate ao racismo no esporte. "Reforçamos nosso compromisso com o enfrentamento ao racismo no futebol e reiteramos que manifestações criminosas não serão toleradas", diz o comunicado. As entidades seguem "atuando com seriedade e responsabilidade para garantir que o futebol gaúcho seja um espaço seguro, respeitoso, diverso e saudável para todas as pessoas".