top of page
Buscar

A fase de grupos da Copa FGF foi encerrada em grande estilo na tarde desta quarta-feira (17/06). A rodada derradeira entregou a dose de drama esperada pelos torcedores, carimbou o último passaporte para o mata-mata e definiu os cruzamentos das semifinais, que agora serão disputadas em jogos de ida e volta na corrida pelo título.


Grupo A: Empate com golaço garante o topo ao Gramadense


Na liderança da chave A, o Gramadense confirmou o favoritismo e assegurou a primeira colocação de forma invicta. Jogando fora de casa, a equipe de Gramado saiu atrás no placar diante do FC Santa Cruz no Estádio dos Plátanos, mas mostrou poder de reação para buscar o empate em 2 a 2. O resultado levou o Gramadense aos 11 pontos na tabela, deixando o Galo Carijó na segunda posição da chave.


O grande momento da partida nos Plátanos — e certamente o lance mais plástico de toda a rodada — foi o golaço de bicicleta anotado por Adriel, do Santa Cruz, que levantou os torcedores nas arquibancadas. No outro duelo do grupo, o Monsoon FC venceu o Brasil de Farroupilha por 2 a 1 jogando em seus domínios, em um confronto de despedida, já que ambas as equipes entraram em campo sem chances de classificação.


Grupo B: Bagé vence clássico regional e avança; Guarany dá adeus


Pelo Grupo B, o Bagé ficou com a quarta e última vaga restante nas semifinais da competição. Para não depender de resultados paralelos e carimbar a vaga por conta própria, o Jalde-Negro foi até Pelotas e bateu o Farroupilha, em plena Boca do Lobo, pelo placar de 2 a 1, assegurando a festa da sua torcida.


O desfecho do Bagé sepultou as esperanças do rival, Guarany de Bagé. O Alvirrubro travou um duelo eletrizante contra o líder Brasil de Pelotas (Brasil SAF) e precisava da vitória para tentar passar o Bagé no saldo de gols. No entanto, o Xavante — que sobrou na fase de grupos e já tinha a liderança garantida — endureceu a partida. O confronto terminou em um movimentado empate por 3 a 3, resultado que eliminou o Índio da Estrela D'Alva do torneio.


Os Confrontos das Semifinais:


Os cruzamentos do mata-mata colocarão frente a frente os sobreviventes das duas chaves. Pelo regulamento, as equipes que terminaram na liderança de seus grupos têm o direito de decidir a vaga na final jogando a partida de volta em seus domínios.


  • Gramadense x Bagé (Gramadense decide em casa)

  • Brasil de Pelotas x Santa Cruz (Brasil de Pelotas decide em casa)

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deve homologar e divulgar nas próximas horas a tabela detalhada com as datas oficiais, horários e locais exatos dos confrontos de ida e volta.

 
 
Foto: Gabriel Costa / G.E. Brasil

O processo de reestruturação do Brasil segue ganhando capítulos expressivos fora das quatro linhas. Em entrevista concedida ao repórter Daniel Costa, de GZH, o gestor da SAF Xavante, Emerson Rosa, abriu o jogo sobre a rotina de trabalho no exterior e o impacto dos novos investimentos que começam a estampar a camisa do clube de Pelotas. Morando atualmente nos Estados Unidos, o dirigente reconheceu que a sua participação presencial no dia a dia do Bento Freitas foi menor do que o planejado neste início de gestão, mas justificou a distância com a captação de recursos no mercado internacional.


A ausência física em solo gaúcho foi compensada com uma das maiores parcerias comerciais da história recente do clube. O Brasil de Pelotas fechou um acordo com a Snickers, gigante global do setor de alimentos, em um movimento considerado raro para equipes que disputam as divisões de acesso locais.

— Estamos na busca de parceiros, em busca de patrocínio. Estivemos agora com um patrocínio global. Eu não acredito que as pessoas imaginavam que uma marca como a Snickers poderia estar conosco hoje, estampada na camisa do Brasil, sendo que hoje nós temos a nossa Seleção disputando uma Copa do Mundo — avaliou Emerson Rosa à GZH.

Promessa de maior proximidade


Ciente de que o torcedor e o ambiente do clube demandam uma liderança mais próxima, o gestor assegurou que o modelo de trabalho focado no exterior passará por mudanças nos próximos meses. Com os contratos de grande porte alinhavados, a tendência é de um retorno gradual para o Rio Grande do Sul.

— Não consegui, nestes últimos meses, marcar presença por conta dessas condições. Mas a minha ideia é ficar mais perto, participar ativamente e passar mais tempo em Pelotas. Gosto de estar a par de tudo e, principalmente, de forma presencial, o que é fundamental — concluiu.

 
 
Arte: Divulgação

O Aimoré oficializou o retorno do volante Natan para a disputa do Gauchão Série A2 2026. Peça-chave no esquema tático da equipe no ano anterior, o meio-campista desembarca novamente em São Leopoldo com o prestígio em alta e como um dos pilares para a montagem do elenco que buscará o retorno à elite do futebol gaúcho no segundo semestre.


Os números de Natan na temporada passada justificam o esforço da diretoria para selar o seu regresso. Na Divisão de Acesso de 2025, o volante foi o motor do setor de marcação, disputando 16 partidas — todas figurando nos onze iniciais. A regularidade física e tática do atleta chamou a atenção do mercado, mas a identificação com o clube pesou na escolha de vestir novamente a camisa do Índio Capilé.

 
 
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page