top of page
Buscar

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) homologou oficialmente as datas, os horários e os locais dos confrontos válidos pelas semifinais da Copa FGF — Troféu Dunga. Após o encerramento da fase de grupos, os quatro clubes sobreviventes na luta pelo título e pela vaga em competições nacionais conheceram o cronograma detalhado dos duelos de ida e volta que apontarão os dois grandes finalistas do torneio.


Conforme a tabela detalhada os noventa minutos iniciais da decisão acontecem nos dias 27 e 28 de junho, enquanto os finalistas serão conhecidos de forma simultânea no primeiro final de semana de julho.


Os Jogos de Ida


A rodada de ida das semifinais começará no sábado, 27 de junho de 2026, às 15h. O primeiro enfrentamento será entre Santa Cruz e Brasil de Pelotas, tendo como palco o Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. O Galo Carijó tenta fazer valer o mando de campo para construir vantagem contra o Xavante.

No dia seguinte, domingo, 28 de junho de 2026, às 15h, será a vez do Bagé abrir a sua eliminatória. O Jalde-Negro enfrentará o Gramadense no Estádio Pedra Moura.


Os Jogos de Volta


Os finalistas da Copa FGF serão conhecidos no final de semana seguinte, com duas partidas agendadas para o mesmo dia e horário. No domingo, 5 de julho de 2026, às 15h, acontecem os segundos 90 minutos de cada chave.


Na Serra Gaúcha, o Gramadense recebe o Bagé no Estádio da Vila Olímpica, em Gramado. No mesmo instante, em Pelotas, o Brasil medirá forças contra o Santa Cruz no Estádio Bento Freitas, contando com o apoio massivo da torcida xavante para decidir a eliminatória dentro de seus domínios.


Agenda Detalhada das Semifinais (Copa FGF 2026):


Rodada de Ida:

  • Sábado (27/06), às 15h:  Santa Cruz x Brasil de Pelotas — Estádio dos Plátanos (Santa Cruz do Sul)


  • Domingo (28/06), às 15h:  Bagé x Gramadense — Estádio Pedra Moura (Bagé)


Rodada de Volta:

  • Domingo (05/07), às 15h:  Gramadense x Bagé — Estádio Vila Olímpica (Gramado)

  • Domingo (05/07), às 15h:  Brasil de Pelotas x Santa Cruz — Estádio Bento Freitas (Pelotas)

 
 
Foto: Luiz Breves/FGF

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) julgou o processo relacionado ao episódio de invasão de campo ocorrido durante a partida entre o Brasil e o Bagé, pela Copa FGF deste ano, quando um torcedor invadiu o gramado para agredir um jogador adversário. Após analisar detalhadamente o caso, a corte desportiva acolheu por unanimidade a tese da defesa e optou por não aplicar sanções ou penalidades ao clube de Pelotas, reconhecendo a eficácia das medidas imediatas adotadas pela instituição logo após o incidente.


As medidas que garantiram a absolvição


Para que o resultado favorável fosse alcançado no plenário, pesou o cumprimento dos protocolos de segurança previstos pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Brasil de Pelotas comprovou que agiu sem hesitação imediatamente após o episódio através de quatro ações fundamentais:


  • Identificação civil: Localização imediata do torcedor responsável pela invasão de campo;

  • Registro policial: Abertura de boletim de ocorrência formal junto às autoridades competentes para a responsabilização legal do indivíduo;

  • Punição administrativa: Exclusão do envolvido do quadro social de sócios do clube;

  • Conscientização institucional: Ampla campanha de comunicação interna para alertar a comunidade Xavante sobre os graves prejuízos esportivos, financeiros e jurídicos que atos de vandalismo dessa natureza podem causar ao clube.


A condução jurídica do caso no tribunal ficou a cargo do advogado desportivo Dr. Osvaldo Sestário Filho, com vasto trabalho no cenário nacional em casos importantes no STJD.

"O Grêmio Esportivo Brasil seguirá adotando, com máximo rigor, todas as medidas administrativas, disciplinares e legais cabíveis em situações semelhantes, reafirmando seu compromisso com a integridade das competições, o respeito às normas desportivas e a preservação do patrimônio e da história rubro-negra", disse o clube em Nota.

 
 
Foto: @kevin_sganzerla

A Apafut deu o pontapé inicial oficial na montagem do seu elenco para um momento histórico. A diretoria do clube confirmou o experiente centroavante Marcos Paulo como o primeiro nome contratado para vestir a camisa do Tricolor da Serra na disputa do Gauchão Série A2 2026, marcando a estreia da equipe de Caxias do Sul na competição.


Marcos Paulo chega com a missão de agregar qualidade técnica, presença de área e poder de decisão ao grupo comandado pela comissão técnica. O atacante carrega no currículo passagens por clubes tradicionais do Estado e possui pleno conhecimento da intensidade do futebol local. Recentemente, ele defendeu as cores do Guarany de Bagé.


Agora, o centroavante inicia um novo desafio na carreira, desta vez para liderar a linha de frente da equipe da Serra Gaúcha no torneio estadual sob o comando do técnico Lucas Zanella.

 
 
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page